Preto e branco é uma combinação clássica, a paleta de filmes antigos e o tipo de arte de parede que vai dar um upgrade no seu espaço, não importa o estilo da sua decoração. Mais do que apenas desenhos, os artistas usam o preto e branco básico para criar todos os tipos de trabalhos que podem adicionar muita profundidade a um espaço. Ainda não tem certeza se as ideias de arte em preto e branco são adequadas para sua casa? Aqui estão cinco razões para considerar adicionar obras de arte em preto e branco ao seu esquema de decoração.
Uma pausa na cor e no padrão
Muitas obras de arte em preto e branco são simples ou ousadas de uma forma que não competem com os móveis e tecidos já existentes na sala. Quer a arte seja um desenho de linha, uma frase gráfica ou uma composição geométrica, a arte em preto e branco dá ao olhar uma pausa nas cores brilhantes ou nos padrões mais movimentados. Às vezes, uma peça silenciosa de arte na parede é tudo o que é necessário para equilibrar uma área.
Linhas sobressalentes dão uma pausa aos olhos.
Este trabalho da artista venezuelana Annette Turrillo é um bom exemplo de obra simples que realmente proporciona uma ruptura visual em um espaço animado. As obras de Turrillo criam “uma atmosfera de solicitude e mistério que convida à interação do visitante, como participante, não apenas como observador”. Este tipo de trabalhos são ideais para salas onde já existem muitos padrões presentes.
Gráficos grandes contrastam bem com muitas cores.
Frases gráficas são outra opção para ideias de arte em parede em preto e branco. Esses tipos de obras de arte têm um grande impacto, mas ainda podem equilibrar padrões mais complexos e coloridos. Frases e palavras podem ter um significado ousado, ser inspiradoras ou apenas convidar à conversa. Em qualquer caso, são ideais como contraponto a ambientes mais vivos. Este trabalho específico é de Mel Bochner, conhecido como líder no desenvolvimento da arte conceitual em Nova York nas décadas de 1960 e 1970 e é reconhecido por seu uso pioneiro da linguagem nas artes visuais.
A geometria em grande escala chama a atenção sem distrair.
A arte geométrica é outra ótima opção para dar um descanso aos olhos. O foco linear funciona bem com outros tipos de arte e praticamente qualquer tipo de decoração. Trata-se do P/B XIV, criado em 1968 pelo artista norte-americano Al Held, conhecido por lançar este tipo de obras de “abstração concreta”.
Textura e dimensão adicionadas
A arte de parede em preto e branco também pode adicionar muita textura e dimensão a um espaço, especialmente se ele for preenchido com arte mais ou menos “plana”. Peças escultóricas, que incluam texturas sobre uma tela ou sejam colagens de materiais diversos podem facilmente aumentar o interesse do seu espaço.
Esculturas de parede podem adicionar muita textura e dimensão.
Os detalhes acrescentam dimensão à arte.
Esta é uma delicada peça de arte escultural de parede que empresta muito mais do que apenas textura e dimensão. Criada por Anita Groener, uma artista holandesa que agora vive em Dublin, na Irlanda, a peça convida a uma inspeção mais atenta e lança sombras interessantes que acrescentam complexidade à peça. Chamado Citizen, é perfeito para uma parede característica graças à dimensão que acrescenta ao ambiente.
A arte em uma tela plana ainda pode adicionar textura.
Uma obra sem título de Richard Long é feita de argila chinesa sobre linho sobre madeira, o que acrescenta dimensão a uma tela plana. Obras como essas são ideais para combinar com peças coloridas que podem não ter muita textura.
Jogar com espaço negativo adiciona dimensão a uma parede.
As peças de Francisco Salazar são um bom exemplo de como o espaço negativo acrescenta dimensão à obra de arte e também a uma divisão. Os recortes também acrescentam sombra e um elemento aberto às obras. Salazar é conhecido pelos seus trabalhos monocromáticos brancos sobre cartão, que cria desde a década de 1950. Suas peças trabalham com luz e sombra para manipular o espaço e a luz.
Obras de arte com materiais mistos sempre dão dimensão a uma parede característica.
Telas que incorporam mais do que apenas pigmento na superfície são outra maneira de adicionar dimensão às ideias de arte em preto e branco. Esta peça do artista grego Jannis Kounellis é característica de suas obras que incorporam materiais não artísticos, como têxteis, garrafas de vidro, fuligem e uma variedade de outros.
A arte monocromática pode ser usada para aumentar a profundidade e o interesse.
Trabalhos monocromáticos em branco ou preto podem adicionar bastante dimensão, apesar de seu foco em uma única cor. A artista americana Louise Nevelson foi aclamada por suas esculturas de madeira criadas a partir de pedaços de madeira descartados que ela encontrou ou recebeu. Ao combinar diferentes peças em uma paisagem de textura renderizada apenas em preto, a obra ganha bastante dimensão, ideal para uma parede característica.
Drama Extra
Apesar da falta de cor, esses tipos de arte podem adicionar uma grande dose de drama a um espaço, seja por meio de alguma forma de complexidade ou ousadia. De pinturas abstratas a arte fotográfica, a peça certa pode se tornar um ponto focal dramático em qualquer cômodo da casa.
Grandes peças abstratas acrescentam muito drama.
A peça abstrata de Daniel Marin é uma grande injeção de drama para qualquer espaço. Embora existam tons de cinza e um toque de marrom, ainda é uma obra de arte predominantemente em preto e branco. A natureza selvagem da pintura chama muito a atenção e dominará uma sala.
A arte feita com técnicas incomuns é uma adição dramática a uma sala.
As fotografias são outra ideia maravilhosa de arte de parede para adicionar drama. As fotos podem ser dramáticas de várias maneiras, tanto na fotografia tradicional quanto em outros estilos. Este trabalho de Nick Veasey é dramático devido ao processo usado para criar sua arte distinta. O fotógrafo britânico trabalha com imagens criadas com raios X, revelando imagens como esta do clássico Fusca e uma prancha de surf.
Peças minimalistas em preto e branco ainda podem ser dramáticas.
A peça minimalista de Michael Krebber é outro exemplo de arte dramática que se baseia em linhas ousadas e gráficos esparsos. Só porque há menos pigmento na tela não significa que a peça seja menos dramática – muito pelo contrário.
Uma combinação de texturas e padrões chama a atenção.
Dalmation No 7 é uma peça dramática de Vaughn Spann, um pintor de 26 anos nascido na Flórida, e mostra como uma variedade de padrões e texturas em preto e branco são uma combinação dramática. Trabalhos como este dependem tanto da expressão quanto da textura e da emoção para criar uma sensação dramática que elevará imediatamente o estilo de um ambiente.
A textura sutil realça o drama desta peça austera.
Um olhar mais atento mostra o detalhamento.
Os abstratos são sempre escolhas dramáticas para arte de parede e causam um grande impacto graças aos seus traços ousados ou grandes faixas de pigmento. Gwythian é uma obra em óleo sobre tela de Janis Pozzi-Johnson e chama a atenção não só pelas grandes seções em preto e branco, mas também pela textura visual inusitada visível em toda a peça. Arte dramática como essa é fantástica como contraste com peças chamativas e vibrantes.
Uma ênfase na emoção
Um artista não precisa usar muitas cores para apelar às emoções dos espectadores e, de fato, as obras de arte em preto e branco muitas vezes evocam um nível mais profundo de sentimento. Para aquecer um espaço que pode carecer de personalidade ou parecer um pouco estéril, opte por uma peça em preto e branco que atraia o espectador e crie um clima.
Um estilo tradicional de natureza morta concentra-se nos detalhes e cria emoção.
A arte em preto e branco pode ajudar a evocar serenidade.
Um pouco mais tradicional, esta natureza morta de Laura Greenstein usa sombras e luz nas dobras e drapeados do tecido para criar emoção. Um trabalho grande e evocativo como este envolve os espectadores e adicionará personalidade até mesmo aos ambientes mais estéreis. Não importa qual seja o tema da arte, a emoção vem do jogo de sombra e espaço, criado pela habilidade do artista.
Nem toda emoção precisa ser forte e ousada. Às vezes, você quer uma vibração mais suave para um espaço e arte em preto e branco como esta de Purume Hong certamente se encaixa no projeto. O mais interessante da peça, chamada At This Moment, é como traços ousados podem criar uma obra que evoca um sentimento sereno. Este é frequentemente o caso quando o assunto inclui água. A arte tranquila é ideal para espaços onde o clima deve ser mais tranquilo, como sala, quarto ou escritório.
Assim como aquelas que representam água, as obras de arte com nuvens têm um apelo calmante.
Obras que focam no céu também são muito calmantes, como demonstram as outras obras de Hong. Os pedaços de tinta sobre papel fazem parte da série At This Moment e seu formato redondo e representações dramáticas de nuvens os tornam muito evocativos.
Os resumos também podem criar muitas emoções nos espectadores.
É claro que algumas pessoas preferem emoções ousadas e fortes, que podem ser facilmente extraídas com linhas gráficas e enérgicas. O acrílico sobre madeira de Alexis Hayère chama-se Peinture sculptée N°4 e traz uma sensação forte e motivada que pode até fazer pensar em voar. Independentemente disso, o forte uso de linhas brancas no fundo preto de formato irregular cria uma sensação poderosa.
Foco nos detalhes
Uma paleta neutra em preto e branco permite que o espectador – assim como o artista – se concentre nos detalhes. Incluir essas obras de arte em uma sala aumenta o interesse e convida os visitantes a examinar e discutir o trabalho. Quer esses detalhes sejam linhas intrincadas em um desenho, geometrias pequenas, mas intrigantes, ou uma renderização gráfica, a peça adiciona complexidade visual. Se um espaço estiver repleto de resumos coloridos ou obras modernas vívidas, uma obra de arte detalhada em preto e branco oferece diversidade.
Trabalhos detalhados e em grande escala formam peças focais maravilhosas.
Obra mais complexa e envolvente, este desenho em tinta sobre papel de Ugo Rondinone não carece de detalhes. Há muito para ver entre todos os elementos e pode-se passar horas inspecionando as diferentes seções do desenho. Rondinone é mais amplamente conhecido por suas instalações e esculturas abstratas de cores vivas, mas também possui um conjunto de obras que consiste em tais desenhos. As obras chamam a atenção pelos detalhes expressivos e exigentes que, aliados ao grande tamanho da peça, são perfeitos para criar uma parede característica.
O texto em preto e branco coloca o foco nas palavras.
As representações gráficas podem ser encontradas em todos os tipos de cores, mas quando feitas em preto e branco, têm um apelo especial porque os detalhes fazem uma grande diferença. Juntas como um todo, as palavras criam uma obra de arte, mas o preto e branco permite que os espectadores se concentrem no texto. Em um espaço moderno, peças gráficas como essa de Xaviera Simmons, chamada Velvet, ganham destaque pela quantidade de detalhes criados pelo texto e pela forma como ele é colocado na tela.
Estilos de mosaico com materiais inesperados chamam a atenção para cada pequeno elemento.
Uma olhada mais de perto nos dados.
Os detalhes dos mosaicos são populares há séculos e os artistas modernos estão pegando o conceito, aplicando-o a materiais modernos e criando obras de arte detalhadas que agregam muito interesse a um espaço. Um trio de artistas londrinos que trabalham sob o nome de Troika criam mosaicos feitos de dados que têm uma vibração tecnológica de Pacman de perto. O nível de detalhe em obras como essas acrescentam complexidade a uma sala e são envolventes devido ao material utilizado. Seria difícil encontrar uma pessoa que não se aproximasse para inspecionar a arte, o que aumenta o apelo de qualquer espaço.
A arte baseada na matemática ou na ciência concentra-se nos detalhes.
A artista Jennifer Bartlett criou este trabalho que apresenta geometria em grades, que são elas próprias organizadas em uma grade. Ela é conhecida por seu trabalho que é uma “conversa lírica entre abstração matemática e figuração pictórica”. O trabalho que brinca com conceitos matemáticos é complexo e adiciona um nível e estilo de detalhe a uma parede de arte que outros tipos não conseguem. Ideal para um espaço moderno ou um escritório, principalmente para quem aprecia matemática e ciências, esse tipo de obra de arte cria não apenas uma decoração de parede intrigante, mas também um ponto de partida definitivo para uma conversa.
A arte minimalista também pode brincar com pequenos detalhes.
Em forte contraste com os detalhes intrincados das obras anteriores, esta de Liliana Porter é principalmente abstrata com um elemento detalhado. A tela espartana em preto e branco chama a atenção para a estatueta no topo. Os fãs de peças minimalistas acharão esta interessante devido à sua natureza simples, mas intrigante. Porter é conhecido por peças que beiram o absurdo, mas é isso que gera apelo. O único elemento detalhado é tão atraente que atrai imediatamente a atenção. Seria uma ótima peça para incluir em um ambiente que precisa de interesse sem adicionar cor.
Nesta paleta suave podem ser encontradas inúmeras obras de todos os estilos, o que significa que é possível escolher uma peça que se adapte à decoração de uma casa e ao mesmo tempo tenha um grande impacto artístico e de design. Essas ideias de arte em preto e branco são apenas a ponta do iceberg e quase não há espaço que não se beneficie desse tipo de arte. Então, da próxima vez, pule o brilho e o ousado e opte pelo drama do preto e branco.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook