Não há nada como uma casa numa colina. A imagem evoca o sonho americano da casa própria. Quando você mora em uma colina, a vista é espetacular.
Se você prefere morar em uma casa situada em uma colina para residência permanente ou segunda residência, não importa. É tudo uma questão de arquitetura da casa. Pretende desfrutar de um ambiente natural e da paisagem envolvente, e a melhor forma de o fazer é a partir de um local elevado.
Projetos de casas em uma colina para 2022
Com curadoria de nossa equipe de especialistas internos em design residencial, aqui estão 15 casas construídas no topo de colinas que exemplificam uma vida elevada.
Chalé Austríaco
Um chalé de montanha personifica a ideia de uma casa numa colina. Construída em 2013, esta casa na Estíria, na Áustria, dispõe de áreas de estar com grandes janelas e aberturas. Projetada por Viereck Architects, a casa é uma versão moderna do tradicional chalé de montanha.
Vistas panorâmicas
A empresa de design fez uma série de chalés com a mesma temática e características.
Cada chalé oferece vistas panorâmicas de 360 graus. Os chalés parecem estar flutuando acima do solo devido aos seus designs em balanço. Terraços espaçosos e varandas abertas foram construídos com materiais naturais. Os chalés também funcionam com energia geotérmica.
Até a casa
Desenvolvida pela WMR Arquitectos, uma casa no alto de uma colina deve ter vista. The Till House é uma casa de fim de semana contemporânea no Chile. A beleza deste abrigo oferece uma solidão pacífica no alto das montanhas.
O design interior apresenta paredes de contenção e janelas do chão ao teto que permitem que a luz natural preencha a casa. As janelas também permitem desfrutar do ambiente natural e das vistas panorâmicas.
A parte de trás da casa está embutida na montanha. O design frontal é suspenso acima da colina íngreme em que se encontra.
Casa na encosta
Você encontrará esta casa em San Anselmo, Califórnia. Foi criação do Shands Studio. O projeto promove uma relação natural com a paisagem.
A paisagem envolvente, tal como os carvalhos originais, foram preservados e integrados no projecto.
As paredes de pedra centenárias foram preservadas como forma de manter viva a história do local e da original casa de hóspedes de verão que o ocupava.
Ventilação Cruzada
Os espaços interiores oferecem acesso direto ao exterior em uma transição suave e contínua. A casa é composta por dois volumes em forma de L e é cercada por árvores e muros de pedra. A sustentabilidade é o tema, e a estética faz jus a isso.
O nível superior da casa utiliza estratégias passivas de aquecimento e resfriamento.
Residência Vista Dourada
Anchorage, no Alasca, abriga o Golden View Residence. A estrutura moderna é cercada por uma floresta de coníferas. Desenvolvido pela Workshop AD, o estúdio redesenhou uma casa parcialmente construída.
Situada acima da paisagem, a plataforma da casa se estende pela encosta como uma tradicional casa na árvore.
Encosta íngreme
Painéis de nogueira, pedra natural e concreto compõem os espaços interiores e exteriores. A casa parece mais próxima do ambiente e se adapta naturalmente à paisagem do Alasca.
Casa 115
A Casa 115 é uma residência contemporânea com vista para o vale que emoldura a Baía de Saint Vicenc. Foi projetado pelo arquiteto Miquel Angel Lacomba e está localizado em Maiorca, Espanha. Estando rodeada por uma paisagem rochosa e uma vegetação luxuriante, a casa oferece vistas espectaculares.
As vistas mais incríveis podem ser apreciadas nos quartos situados no primeiro andar. Apresentam janelas de altura total e conectam-se às áreas sociais do nível inferior de forma flexível e natural.
A transição perfeita entre os espaços interiores e os terraços abertos foi um elemento importante no projeto.
Vila Escarpa
Ao projetar esta incrível residência contemporânea, o arquiteto Mário Martins teve que enfrentar uma série de dificuldades e desafios. A casa está situada num local muito íngreme na Luz, Portugal.
Uma das condições impostas pelas autoridades locais foi que a casa fosse construída num espaço ocupado por um edifício existente.
Os clientes e o arquiteto criaram uma estrutura no topo de uma encosta íngreme exposta aos ventos, mas com vistas deslumbrantes. A casa apresenta um volume horizontal transparente colocado no topo de uma estrutura de suporte de concreto.
Foi criada a impressão de uma casa flutuando acima da paisagem.
Casa Dornbirn
O terreno onde se insere esta casa pode não ser tão íngreme como outros mas isso não minimiza em nada a beleza das vistas que oferece. Casa Dornbirn na Áustria e foi projetada por k_m architektur.
É uma casa unifamiliar com vistas panorâmicas do Lago Constança, do vale do Reno e das montanhas de Vorarlberg. Está rodeado por um prado verde e foi construído com materiais naturais como cobre, vidro, madeira e concreto.
A entrada faz-se pelo volume superior que contém também os quartos e um estúdio. O piso superior apresenta um beiral que abriga uma varanda, local perfeito para apreciar a vista.
A casa incorporada
O desenho desta casa foi muito influenciado pela área envolvente e pelas estruturas ali presentes. A topografia e as vistas também desempenharam um papel importante na determinação da estrutura geral da casa.
O edifício foi construído pelos arquitetos do Holodeck ao longo de uma encosta e estabelece um diálogo próximo com a paisagem. A casa foi parcialmente embutida na encosta e isso permitiu aos arquitetos incluir terraços em cada nível.
Cada quarto da casa oferece vistas magníficas sobre o vale e as montanhas próximas.
Casa do Parque de Estacionamento
Esta é uma residência situada em Los Angeles, Califórnia, que foi concluída em 2013 pela Anonymous Architects. O projeto começou com um terreno baldio em um declive muito acentuado situado próximo à rua.
Para aproveitar ao máximo o local, a equipe de projeto construiu uma garagem na cobertura.
A entrada também se situa na cobertura e os espaços interiores ficam abaixo deste nível. O telhado funciona como uma mesa espaçosa e daqui de cima as vistas são incríveis.
O terreno íngreme ofereceu desafios únicos. Com o espaço limitado, os designers transformaram o negativo em positivo.
Encosta do Vale do Moinho
A casa serviu três gerações. O projeto foi desenvolvido pela McGlashan Architecture e divide os espaços habitacionais em dois volumes principais que compartilham a mesma cobertura.
Crianças, pais e avós também podem conviver tranquilamente aqui, estando próximos uns dos outros e apreciando juntos a bela paisagem.
As restrições de construção exigiam que a segunda unidade fosse menor que a primeira e compartilhasse espaço com ela. A resposta dos arquitetos foi construir uma extensão de três níveis que permanecesse conectada ao outro volume sem obstruir as vistas ou limitar o espaço exterior.
Casa Corallo
PAZ Arquitectura concluiu esta residência em 2011. Ela está localizada em Santa Rosalia, Guatemala, em um local cercado por uma densa floresta. O projeto começou com o desejo de preservar as árvores existentes no local e fazê-las interagir com os espaços habitacionais.
A casa tem uma planta aberta. Você não encontrará colunas aqui, pois os espaços de convivência são totalmente abertos. Os níveis do piso aderem à topografia.
Ambas as fachadas são em vidro, estabelecendo uma forte ligação entre os espaços interiores e exteriores. Constituídos principalmente por concreto e madeira, os materiais oferecem um visual rústico e orgânico.
Casa Flotanta
Esta é uma casa pequena em comparação com outras que vimos até agora. Abrange uma área de 300 metros quadrados e está localizada na Costa Rica. A casa foi construída em 2013 pela Benjamin Garcia Saxe Architecture.
Os clientes queriam uma casa de férias na costa do Pacífico. Localizado em uma encosta íngreme, o local que encontraram tinha vista para o oceano na parte média superior.
Quando os arquitectos foram apresentados a este projecto aproveitaram os elementos naturais envolventes. A ideia original era esculpir a inclinação para caber na casa, mas fizeram exatamente o oposto.
O projeto final permite que a paisagem fique abaixo da casa enquanto esta flutua acima da paisagem.
Casa na encosta
Do Gass Architecture Studios, a Hillside House está situada nas montanhas Helderberg, na África do Sul. Rodeado de vinhas e de vistas panorâmicas, o que temos aqui é uma interpretação moderna de uma quinta tradicional.
Apenas dois dos três níveis são visíveis do jardim da frente e a casa se expande à medida que avança.
As paredes de pedra granítica foram construídas com recurso a recursos encontrados no local. Um deles incorpora a porta da frente, oferecendo uma pista sobre o que está por trás dela.
Depois de entrar na casa, uma janela panorâmica mostra o pátio interior e a paisagem circundante.
Casa da Floresta
Localizada nas montanhas de Mazamitla, no México, a Forest House é um retiro de sonho situado numa encosta íngreme rodeada por um pinhal.
Os arquitetos e designers do Espacio EMA queriam que a casa parecesse uma extensão natural da paisagem.
A casa está dividida em dois volumes principais. Um espaço de pé direito duplo oferece acesso a todas as outras áreas. Três quartos ficam no nível térreo, enquanto outros dois ficam no nível superior.
Cada espaço habitacional fica dentro de uma caixa de madeira. Os quartos estão situados acima da paisagem. Devido ao seu estilo desconectado, cada quarto é modelado a partir de uma casa na árvore.
Residência em Kentfield Hillside
Kentfield, Califórnia, abriga esta casa em uma colina. Projetado por Turnbull Griffin Haelsloop Architects, o objetivo era capturar a vista de São Francisco.
Telhado verde
Uma parede curva segue os contornos da encosta, ancorando a casa ao terreno íngreme. O telhado verde permite que a estrutura se integre ao ambiente.
Concluído em 2010, o projeto segue uma estética sustentável e ecológica. Um telhado verde, painéis solares e sistemas passivos de aquecimento e refrigeração enfatizam uma estreita relação com a geografia circundante.
Perguntas frequentes (FAQ)FAQ
Como a arquitetura vernácula influenciou as casas construídas nas colinas?
Os designers residenciais incorporam ambientes naturais em seus layouts. Por exemplo, uma casa com telhado verde construída em uma colina.
Posso construir uma colina e depois uma casa em cima dela?
Se você mora em um bairro residencial, não poderá elevar os alicerces de sua propriedade. Existem códigos de construção que você deve seguir. Se você aumentasse sua fundação, o escoamento da água afetaria seus vizinhos.
Qual é a casa mais elevada do mundo?
La Rinconada fica a 16.000 pés acima do nível do mar, na Cordilheira dos Andes peruanos.
Quais são alguns dos problemas que surgem em morar em uma casa em uma colina?
A drenagem é o problema número um das casas nas encostas. Com uma bacia de depósito, seu gramado pode inundar. Se estiver cercado por vegetação e vegetação densa, um bom sistema de drenagem evita erosão e deslizamentos de terra.
Casa em uma colina: conclusão
A arquitetura vernacular da classe alta é real. Somente os ricos podem pagar moradias que não prejudiquem o meio ambiente. A noção não é nova, sempre foi assim. Os arquitetos muitas vezes negligenciam os conceitos da natureza, ignorando o ambiente circundante. A ironia é como a natureza influencia a percepção humana.
O design da casa em uma colina é refrescante. São como pinturas em um museu. E assim como as pinturas, a maioria de nós não tem dinheiro para comprar as casas, mas isso não significa que não possamos admirá-las.
As casas nas encostas oferecem privacidade e vistas deslumbrantes, mas lembre-se de que elas vêm com apólices de seguro residencial caras. Leia as letras miúdas, pois algumas apólices oferecem cobertura apenas para danos causados à sua casa e não à sua propriedade. Por exemplo, em caso de terremoto, você será responsável pela cobertura dos danos sofridos.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook