O termo “legal” é bastante obscuro. Pode significar uma coisa para uma pessoa e algo completamente diferente para outra. Por exemplo, o que torna uma casa legal? Há quem defenda que o design é o elemento mais importante, mas também há quem acredite que as comodidades e os equipamentos são os que mais importam. Para outros, uma casa cool é aquela que surpreende e que se destaca das casas habituais, seja pela aparência ou pela funcionalidade. Vamos exemplificar algumas ideias e deixar você decidir qual casa é mais legal.
Casa Aljibe
O nome se traduz como Casa da Cisterna. Na verdade, bem seria uma palavra melhor para isso. A casa está localizada em Alpedrete, perto de Madrid, na Espanha. Foi projetada pelo arquiteto Alejandro Valdivieso que reaproveitou uma antiga cisterna e a transformou no subsolo da casa. Ele deu ao edifício uma fachada curva de vidro que envolve o poço. A cisterna estava originalmente ligada a este poço. Neste caso, o carácter fresco da casa é dado por uma combinação de elementos: a história do local e a sua função inicial, a forma curva e a fachada totalmente envidraçada. Esses elementos juntos conferem à casa uma aparência única com uma história única por trás dela.
O poço serve de ponto focal para todos os espaços do interior da casa
A casa está rodeada de vegetação e as janelas a toda a altura permitem trazer o ar livre para dentro
Uma pequena mesa e algumas cadeiras de jardim elegantes estão espalhadas pelo pátio de pedra que circunda o poço.
A arquitetura geral e a forma da casa conferem-lhe uma aparência futurista
O interior é surpreendentemente quente e aconchegante, cheio de padrões peculiares e acabamentos complementares.
A curvatura da fachada cria alguns espaços interiores de formatos estranhos
A casa de hóspedes do celeiro
Também aqui o nome sugere as características que definem o projeto. A estrutura já foi um celeiro com baias para cavalos. As mesmas paredes que separavam as barracas não dividem os espaços internos da recém-construída pousada. A propriedade está localizada em Phoenix e é cercada por cactos e árvores frutíferas. A transformação trouxe muitas mudanças. A estrutura de concreto foi preservada, mas as paredes externas foram substituídas por vidro. O telhado também foi substituído. As paredes das cabines tornaram-se divisórias entre os espaços interiores e o teto foi forrado a madeira para dar um toque acolhedor. Tudo isso foi um projeto da The Construction Zone.
As novas paredes de vidro possuem esquadrias de aço e oferecem vistas panorâmicas do entorno
O novo telhado está em sintonia com a aparência moderna da nova casa de hóspedes, bem como com o seu entorno.
Portas de vidro deslizantes garantem uma conexão perfeita entre os espaços interiores e exteriores
A combinação de concreto aparente e madeira é bem equilibrada e se adapta muito bem aos espaços internos
O piso de concreto polido mantém uma aparência neutra, dando à pousada um toque moderno e industrial.
As áreas exteriores aumentam a beleza e o carácter geral da casa. A fogueira é um ótimo recurso
Os arquitectos conseguiram fazer com que a casa se integrasse na paisagem e ao mesmo tempo realçassem a sua singularidade
A Casa da Baía Anzac
A próxima casa legal que vamos dar uma olhada está localizada na Ilha Waiheke, na Nova Zelândia. Possui um piso principal e uma zona de mezanino e estes espaços estão ligados por uma escada em caracol. O projeto foi feito pelo arquiteto Vaughn McQuarrie. O rés-do-chão é um open space que contém as zonas sociais da casa: sala de estar, cozinha e zona de refeições. O mezanino abriga a área de dormir e um espaço de trabalho. O design e a estrutura geral são semelhantes aos de um barracão tradicional e também podem ser comparados a uma vila muito pequena onde há uma atração no centro e uma variedade de espaços funcionais ao seu redor.
Uma lareira está pendurada no centro da casa, sendo montada no telhado, acima do mezanino
A escada em caracol é a segunda atração central das casas, sendo ao mesmo tempo atraente e eficiente em termos de espaço
O rés-do-chão tem um espaço grandioso ao centro e vários espaços acolhedores espalhados por ele
O concreto é misturado com madeira e móveis e luminárias elegantes e a combinação é requintada
O mezanino emoldura o espaço central de pé direito duplo e abriga um estúdio de um lado
Uma das coisas legais desta casa é o design que a faz parecer uma pequena cabana enorme
Este quarto aconchegante tem paredes forradas de madeira e uma janela longa e ampla com vistas tranquilas
A Casa do Lago Michigan
O design interior da casa e coisas como as vistas ou os espaços exteriores são igualmente importantes, especialmente quando a localização é tão bonita como é o caso desta casa no Lago Michigan. Esta casa foi projetada e construída por Desai Chia Architects em colaboração com Environment Architects num terreno plano com vistas panorâmicas sobre o lago mas também sobre a vegetação que a rodeia. A característica mais notável da casa é o telhado que se estende por 6 metros numa das extremidades e cobre uma bela área de estar ao ar livre. O desenho da cobertura é uma referência lúdica à arquitetura local das casas das vilas de pescadores próximas.
A extensão do telhado parece muito natural no contexto da arquitetura e design da casa
A cobertura tem esta forma escultural que lhe confere uma forte identidade e muito carácter
O terraço exterior coberto é o local perfeito para admirar o lago
Os espaços internos estão organizados em vários volumes, cada um orientado para uma vista particular
A sala de jantar faz da vista do lago o ponto focal de sua decoração
O quarto tem uma vista deslumbrante com janelas adjacentes que trazem luz e cor
Esta casa de concreto no Uruguai
Viver em uma casa com paredes de concreto pode parecer muito frio e austero, mas apenas se não houver nada para equilibrar isso. Masa Arquitectos fez questão de dar a esta casa uma aparência muito harmoniosa. Eles construíram a casa usando principalmente concreto, então basicamente este é um edifício com uma estrutura de concreto. O legal do projeto é o uso da madeira nos painéis que cobrem os fundos da casa. Estes painéis de madeira podem ser abertos para deixar entrar a luz e as vistas para o interior ou podem ser fechados para dar à casa um aspecto totalmente compacto. Eles se abrem em seções e revelam o interior cômodo por cômodo.
A parte posterior da casa tem uma fachada envidraçada revestida com painéis de ripas de madeira que se abrem em secções para deixar entrar a luz e a vista
Tanto os painéis de madeira como as portas de vidro deslizantes podem ser abertas para expor totalmente os espaços interiores ao exterior
A casa é longa e retangular e tem um único nível e uma casca de concreto
O interior é claro, aberto e surpreendentemente aconchegante para uma casa com concreto ao redor
Os espaços são organizados em linha e não há partições completas entre eles
Os painéis de madeira podem ser abertos em seções para que apenas algumas áreas fiquem expostas ao exterior
A Casa Osler
É um pouco difícil acreditar que esta casa realmente exista. Dizemos isso porque se parece muito com um conceito de design futurista. Este é um projeto desenvolvido pelo Studio MK27 e localizado em Brasília. estruturalmente, a casa é composta por dois grandes volumes. O volume superior estende-se sobre uma piscina e está colocado perpendicularmente à parte inferior, sendo sustentado por palafitas na extremidade exterior. O estilo geral é contemporâneo e minimalista, a casa apresenta grandes secções envidraçadas e formas lineares, bem como falta de elementos decorativos e desnecessários.
Ambos os volumes são longos e retangulares. Uma escada na parte inferior dá acesso a um terraço
O volume superior do volume inferior pode ser utilizado como deck/terraço e é um espaço maravilhoso de onde se pode admirar a vista
O volume superior tem laterais envidraçadas e paira sobre uma piscina olímpica, sendo suspenso sobre palafitas
As janelas de altura total estendem-se em ambos os lados do volume superior, trazendo luz e belas vistas
A casca de concreto do volume superior se estende ao seu redor formando uma espécie de borda protetora
Casa em formato de celeiro no Wyoming
Este não é o primeiro nem o último celeiro transformado numa casa moderna, mas isso não o torna menos interessante. Na verdade, a história serve isso de uma forma muito legal. Antigamente era um celeiro e com o tempo perdeu a função e tornou-se uma estrutura esquecida. Então veio a Carney Logan Burke Architects e a transformou em uma casa encantadora que está habilmente presa entre o passado e o presente, entre o antigo e o moderno. Serve como casa de hóspedes/casa de férias, rodeada por árvores perenes e prados verdejantes. Olhe de lado e parecerá um celeiro rústico e desgastado. Entre e parecerá uma casa moderna. É esta dualidade que mais nos inspirou.
Nem tudo neste celeiro é velho e desgastado, nem mesmo no que diz respeito ao design exterior
O exterior da casa é revestido em madeira recuperada, daí o aspecto rústico
O arquiteto preservou o máximo possível do charme original, mas não se esqueceu de atualizá-lo com elementos modernos
O piso superior é uma zona de treino muito acolhedora com vista panorâmica sobre a envolvente.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook