Os quartos são espaços pessoais que devem ser um refúgio do mundo exterior, mas às vezes esses espaços mais privados podem começar a parecer sem graça e fora de moda. Em vez de deixar que tendências ultrapassadas ditem o design do seu quarto, saber quais novos visuais estão disponíveis pode ajudar você a fazer pequenas mudanças para fazer seu quarto parecer excitante e fresco.
Além de considerações estéticas, essas tendências ultrapassadas podem limitar a funcionalidade e entrar em conflito com novas preferências pessoais emergentes, como tons quentes de terra e sustentabilidade. Renovar seu espaço em um ambiente mais harmonioso que se encaixe melhor com estilos de vida contemporâneos e princípios de design começa com a compreensão das tendências de design de quarto ultrapassadas.
As tendências de design de quartos estão em constante evolução, mas mesmo que você não esteja interessado em acompanhar as últimas e melhores ideias de design, ter uma ideia do que não está em alta no momento ajudará você a fazer escolhas mais sábias no futuro.
Conjuntos de móveis pesados combinando
Conjuntos de móveis combinando, nos quais tudo — incluindo a cama, cômodas, mesas de cabeceira e espelhos — tem o mesmo estilo, são uma tendência de design de quarto ultrapassada que esperamos que nunca volte. Esse estilo se tornou popular porque parece fácil de coordenar, mas você só vai acabar com um design de quarto que parece ter saído direto de um showroom de móveis. Esse visual não tem personalidade e interesse e limitará sua criatividade e capacidade de mostrar suas próprias preferências de estilo pessoal.
Em vez disso, considere misturar estilos de móveis de várias épocas e materiais, como madeira, metal, tecido e pedra. Combinar uma cama de madeira com mesas de cabeceira de mármore e latão ou uma cômoda laqueada com uma cabeceira estofada dará ao seu quarto uma personalidade única. Essa abordagem também torna mais fácil adicionar e remover peças conforme suas preferências e necessidades mudam. Você também deve se sentir livre para incorporar móveis de vários períodos de tempo ao design do seu quarto, pois uma mistura de peças vintage e modernas cria uma atmosfera mais atenciosa e intencional.
Muitas almofadas decorativas
As tendências atuais de quarto parecem girar em torno do conforto e da criação de um estilo de design que seja exclusivamente seu. Muitas almofadas decorativas na cama podem parecer sofisticadas, mas não estão aumentando seu conforto. Em vez disso, elas tornam a arrumação da cama pela manhã mais difícil.
Em vez de cobrir sua cama com mais almofadas decorativas do que o prático, considere optar por uma simples almofada de reforço ou, no máximo, três almofadas decorativas com texturas e cores variadas para adicionar personalidade ao seu quarto. As tendências modernas de design de quarto também estão se afastando das fronhas europeias em favor de tamanhos mais padronizados.
Esquemas de cores brancas e excessivamente neutras
As cores brancas ou neutras já dominaram os holofotes do design em todos os cômodos da casa, incluindo o quarto. Enquanto paletas de cores dominadas por esses tons continuam a parecer deslumbrantes em designs de quartos, mais personalidade de cor está abrindo caminho no cenário do design. A dificuldade com o branco e outros tons neutros claros é que eles são difíceis de acertar. Em vez disso, esses quartos geralmente parecem planos e pouco convidativos.
Para atualizar a paleta de design do seu quarto, considere incorporar tons ricos e terrosos, como verdes profundos, terracotas quentes e azuis brilhantes nas paredes e nos tecidos macios, como roupas de cama, tapetes e cortinas. Mesmo em um quarto com paredes brancas, apenas alguns toques de cor podem criar uma sensação dinâmica e vivida.
Muita Tecnologia
Embora as tendências dominantes estejam sempre nos empurrando para mais tecnologia, a tecnologia no quarto pode ser problemática. Um excesso de tecnologia como TVs, consoles de jogos e até mesmo dispositivos inteligentes pode interromper o relaxamento e interferir nos ritmos de sono. A tentação no quarto geralmente é grande demais para resistir.
Em vez de projetar seu quarto em torno da tecnologia, é melhor minimizá-la para promover o melhor descanso. Substitua sua TV por obras de arte relaxantes e coloque seus dispositivos fora do quarto para carregá-los e evitar a distração que eles representam. Se você não puder se comprometer totalmente a se livrar desses itens, tente encontrar maneiras de esconder a TV quando ela não estiver em uso e carregue seus dispositivos em gavetas usando carregadores embutidos na mesa de cabeceira.
Carpete de parede a parede
O carpete de parede a parede, que já foi popular por seu calor e toque macio sob os pés, muitas vezes parece ultrapassado hoje em dia devido à sua versatilidade limitada de design, sua onipresença e seus desafios de manutenção.
Madeira dura faz um quarto parecer instantaneamente mais luxuoso e único. Isso não significa que você tem que abrir mão do conforto e do calor. Cubra o chão do seu quarto com tapetes grandes e em camadas para proporcionar um pouso suave quando você sair da cama em uma manhã fria. Se você precisar instalar carpete devido ao custo ou para fornecer uma camada adicional de isolamento, considere usar um carpete estampado em uma cor neutra. Isso dará ao quarto uma aparência mais bem projetada.
Cortinas elaboradas para quarto
Cortinas de quarto muito extravagantes e pesadas, como sanefas em camadas e cortinas com franjas e borlas, podem ser apropriadas em quartos históricos, mas na maioria das casas, elas podem fazer com que o quarto pareça ultrapassado e exigente. Além disso, esses tratamentos de janela também bloqueiam a luz natural e apresentam designs que não são ajustáveis.
Os tratamentos de janelas modernos são geralmente mais simples em forma e têm um design mais funcional para que você possa abri-los e fechá-los de acordo com suas necessidades de luz e privacidade. Mantenha seu estilo de cortina relaxado usando painéis planos ao longo da lateral e adicione profundidade e funcionalidade com outra camada de persianas, persianas ou painéis transparentes para cobrir a janela em si.
Paredes de destaque
Paredes de destaque já foram uma maneira popular de adicionar interesse e um toque de cor a um cômodo sem ter que cobrir toda a superfície da parede. Hoje, paredes de destaque são menos apreciadas do que uma cor geral ou textura de parede. Uma única parede ousada pode fazer com que o design do quarto pareça desarticulado e não tenha o visual envolvente que é tão marcante em designs contemporâneos.
Os designs de quarto da moda frequentemente incluem uma cor de parede consistente em todo o cômodo ou duas cores que funcionam bem juntas. Considere usar papel de parede texturizado ou painéis em todo o cômodo para adicionar dimensão e profundidade.
Temas ou estilo de decoração único e rigoroso
Projetos de quarto temáticos para quartos de crianças ou mesmo projetos de quarto que se prendem muito a uma estética de design estão ultrapassados hoje porque parecem proscritos e limitam a expressão criativa. Esses projetos dependem muito de escolhas óbvias de decoração e elementos correspondentes, o que deixa menos espaço para personalização e alterações devido a preferências em mudança.
Em vez de se comprometer com um tema ou estilo de decoração, considere misturar elementos para criar um design de quarto mais matizado. Concentre-se em trazer uma variedade de texturas, cores, estilos de móveis e decoração diferentes. Por exemplo, para um design náutico matizado, introduza toques costeiros sutis usando azul, off-whites e verde-mar. Introduza fibras naturais no design e um papel de parede abstrato que tenha uma estética externa. Traga alguns toques de uma cor brilhante usando um tapete divertido e arte de parede para evitar que o design pareça encenado ou previsível.
Quartos grandes
Quartos grandes já foram um símbolo de luxo e elegância, mas se a área não for utilizada corretamente, pode parecer que há muito espaço desperdiçado. O espaço aberto também pode trabalhar contra o ambiente aconchegante que você quer criar em um quarto.
Muitos proprietários hoje em dia se contentam com quartos menores, mas isso significa que eles precisam ser intencionais com a forma como usam o espaço. Se você tem um quarto grande, considere maneiras de usar zonas para usar um quarto grande de forma mais eficiente. Crie zonas para dormir, sentar e armazenar usando elementos como divisórias e tapetes para diferenciar as áreas.
Roupa de cama com estilo exagerado
Roupas de cama exageradas ou com muitas camadas, muitas almofadas decorativas ou qualquer cobertor ou colcha que exija cuidados especiais caíram em desuso e foram substituídas por opções que priorizam o conforto.
Os estilos modernos de roupa de cama ainda podem ser lindos, mas a roupa de cama de hoje tende a ser simples, de alta qualidade e tecidos respiráveis, fáceis de manter. Em vez de roupa de cama elaborada com camadas infinitas, considere roupa de cama minimalista usando materiais como linho ou algodão com uma colcha de plumas ou alternativa de plumas para manter o calor nos meses frios.
Design de sala genérico
Projetos de quarto com móveis padronizados e esquemas de cores sem graça são genéricos porque podem ser encontrados na casa de qualquer pessoa, independentemente das características individuais que distinguem cada pessoa. O design da casa está se tornando mais pessoal no geral, e isso deve ser uma característica particular de um espaço tão pessoal quanto um quarto.
As tendências atuais de design incentivam o uso de uma grande variedade de texturas, móveis, decoração e cores para criar um visual único. Isso pode incluir peças vintage e modernas, bem como elementos que contam uma história única, revelam história pessoal ou demonstram interesse. Existem poucas regras para essa abordagem além de misturar os elementos em um design agradável; o design do quarto deve refletir quem você é e o que você gosta.
Se você gosta da nossa página, compartilhe com seus amigos & Facebook