Existem nove tipos de isolamento com diferentes finalidades e técnicas de instalação. O isolamento é um material de construção que evita a perda ou ganho de calor. É também um componente valioso no isolamento acústico. Alguns são bons projetos DIY, enquanto outros exigem instaladores profissionais.
O isolamento adequado e a vedação de vazamentos de ar reduzem os custos de aquecimento e resfriamento em cerca de 10% ao ano – uma média de US$ 200,00 anualmente. O isolamento também proporciona um ambiente de vida mais confortável. Aproximadamente 90% das residências nos EUA têm isolamento insuficiente.
9 tipos de isolamento e como funcionam
A escolha de um tipo de isolamento é determinada por três coisas:
Onde – Onde é necessário o isolamento? Ou queria? Valor R – O valor R mede a resistência térmica dos produtos de isolamento. O calor flui sempre para áreas mais frias, o que significa que produtos com valores R mais elevados evitam mais perda de calor. Instalação – Alguns produtos de isolamento só podem ser instalados durante a construção. Muitos são adequados para aplicações DIY, e é melhor deixar projetos mais difíceis para profissionais.
Isolamento de manta
O isolamento de manta mais comum é a manta de fibra de vidro. Disponível como mantas individuais – normalmente com 48” de comprimento – ou em rolos – 50 pés de comprimento. A fibra de vidro tem um valor R de cerca de 3,2 por polegada e é adequada para paredes, sótãos, pisos e tetos. As mantas se ajustam por fricção entre vigas, vigas, teto e vigas do piso.
Outros tipos de isolamento de manta incluem:
Lã mineral. Tem aproximadamente o mesmo valor R do isolamento de fibra de vidro. É mais caro que a fibra de vidro, mas também mais resistente à umidade e melhor amortecimento de som. O isolamento de lã mineral é popular em locais barulhentos, na construção de apartamentos e em home theaters. Celulose. Aproximadamente R-4 por polegada. Feito com 70% de materiais reciclados e oferece excelentes qualidades de supressão de som. Fibras Naturais. Às vezes chamadas de mantas jeans, as fibras naturais são fabricadas a partir de algodão reciclado – normalmente jeans. O valor R é menor que o da fibra de vidro – em torno de R-3. O isolamento de fibra natural proporciona excelentes qualidades acústicas e de isolamento acústico.
O isolamento de manta está disponível com ou sem revestimento. O revestimento – normalmente papel kraft, mas também folha de alumínio ou vinil – é aplicado em um lado das mantas e pode atuar como barreira de vapor, barreira radiante ou barreira de ar.
O isolamento de fibra de vidro é mais barato do que outros isolamentos. Batts também são um projeto DIY simples, desde que você tenha um produto de tamanho adequado e siga as instruções. O valor do isolamento está nos espaços de ar morto, não nas fibras – a compressão das mantas diminui o valor R.
Isolamento soprado ou de preenchimento solto
O isolamento soprado é a melhor escolha para sótãos, embora esteja se tornando mais popular em paredes, pisos e tetos. É versátil e preenche cavidades e espaços de difícil acesso. Ele recebe o nome de 'soprado' porque a instalação requer o uso de um soprador. Alguns dos diferentes produtos incluem:
Celulose. O isolamento de celulose é feito de jornal reciclado picado misturado com bórax para retardar o fogo e controlar pragas. Fibra de vidro. A fibra de vidro picada pode conter de 40% a 60% de vidro reciclado. Lã mineral. A lã de rocha utiliza uma elevada percentagem de lã reciclada. Poliestireno. Placa de poliestireno picada ou contas de poliestireno.
Ao contrário das mantas de fibra de vidro, o isolamento de enchimento solto mantém o seu valor R quando comprimido – mesmo pelo seu próprio peso. Por exemplo, o isolamento de celulose pode começar com R-3 por polegada. Mas depois de soprar 10” em um sótão, os 4” inferiores serão maiores que o R-12.
Isolamento de espuma rígida
Placas de isolamento de espuma rígida podem ser instaladas na maioria das superfícies emolduradas – internas ou externas. Eles podem ser colocados sob revestimento novo ou estuque, drywall, piso ou teto falso. Placas de espuma rígida funcionam bem para tetos de baixa inclinação e paredes de sótão e fornecem excelente isolamento para paredes de concreto do porão. Se tiverem 2 ”de espessura e selados, eles fornecem até mesmo uma barreira de vapor. A espuma rígida é usada para isolar telhados planos antes da aplicação do produto impermeabilizante.
Existem três tipos de isolamento de placa de espuma rígida:
Poliestireno Expandido (EPS). Menos caro. Valor R aproximado de 4,6 por polegada. Disponível com ou sem face. Os produtos revestidos são considerados retardadores de vapor. O valor R não se degrada com o tempo. Poliestireno Extrudado (XPS). Cor azul, verde ou rosa. Valor R 5,0 por polegada. Aproximadamente US $ 0,42 por pé quadrado com uma polegada de espessura. Considerado um retardador de vapor, mas absorve umidade que pode degradar o valor R com o tempo. Poliisocianurato (ISO). Valor R aproximado de 5,8 por polegada. Todos os painéis ISO são revestidos. As folhas revestidas são consideradas impermeáveis, criando uma barreira de vapor. O valor ISO R também se degradará ligeiramente com o tempo.
Isolamento de bloco de concreto
Os blocos de concreto aerado autoclavados (AAC) são 80% ar, sendo um ótimo produto de isolamento. Usados para fundações e paredes de edifícios, eles fornecem um valor R aproximado de 1,25/polegada ou cerca de R-10 em um bloco de 8” de espessura.
O isolamento do bloco de concreto é durável, resistente ao gelo, ao fogo e à água. Possui uma classificação de classe de transmissão de som (STC) de até 60. Os blocos AAC são sólidos sem vazios internos. Até recentemente, os blocos AAC eram praticamente desconhecidos nos EUA, mas aproximadamente 60% dos lares na Europa os utilizam.
Blocos de concreto padrão podem adicionar isolamento usando métodos diferentes.
Blocos de espuma rígida. Inserido nos núcleos ocos dos blocos durante a construção. Blocos de contas de poliestireno. Até R – 3,00 por polegada. Fabricado com cimento Portland e esferas de poliestireno. Produto DIY leve e fácil, corta facilmente e aceita pregos e parafusos. Blocos de aparas de madeira. 85% madeira, 15% concreto. Blocos de 12” de espessura. Alto valor de isolamento. Fácil construção DIY.
Isolamento de espuma em spray
A espuma em spray é popular para preencher as cavidades ao redor dos caixilhos das janelas e portas e buracos e lacunas nas paredes. Com um valor R de até 6,5 por polegada, fornece um dos melhores valores de isolamento. Você pode encontrar isolamento de espuma em spray disponível em latas manuais ou latas maiores acopladas a uma pistola de pulverização.
A espuma em spray também está disponível em recipientes de tamanho industrial para aplicação comercial por instaladores profissionais. Pulverizado em cavidades de pinos de estrutura 2 x 6, fornecerá um valor R de 27,5 e adicionará integridade estrutural. A espuma preenche todas as lacunas e se ajusta perfeitamente a fios elétricos e mecânicos, tubos e acessórios, criando paredes, pisos e tetos à prova de vazamentos.
Tipos de espuma em spray
A espuma em spray de boa qualidade se expande e cura rapidamente. Quando seco, você pode cortar, modelar e pintar. Existem dois tipos de espumas em spray no local.
Espuma de células abertas. As espumas de células abertas são menos densas porque são espumas simples de poliuretano cheias de ar. Eles têm um valor R mais baixo e custam menos que a espuma de célula fechada. O valor R típico é 3,7 por polegada. Espuma de células fechadas. A espuma em spray de células fechadas também é feita de poliuretano e apresenta células fechadas de alta densidade cheias de gás para proporcionar expansão. A espuma de células fechadas geralmente tem um valor R de 5,0 por polegada. Mas algumas espumas com células muito densas podem chegar a 6,5 por polegada. A espuma de células fechadas é muito resistente à água, tornando-a ideal para locais úmidos como porões. É mais caro que a espuma de células abertas.
Isolamento de placa de fibra rígida
O isolamento de placa de fibra rígida é um produto especializado feito para isolar dutos de HVAC. Os dutos de ar transportam ar quente – às vezes quente – e frio. Dutos adequadamente isolados reduzem os custos de energia e tornam todo o sistema mais eficaz.
Placas rígidas estão disponíveis de 1” a 2,5' de espessura e têm um valor R de R-5,4 por polegada. De acordo com isolamentoinstitute.com, existem vários designs e estilos de isolamento de dutos HVAC. Muitos dos produtos, desde placas até tubos, são revestidos com papel alumínio para conter as fibras de isolamento e adicionar uma superfície reflexiva para valores R ainda melhores.
O isolamento dos dutos HVAC elimina a condensação. É eficaz onde os dutos de ar quente passam por áreas não aquecidas. O isolamento de placa de fibra rígida é fabricado a partir de um de dois produtos. Ambos são classificados como fogo.
Fibra de vidro. Mais comum e menos caro. Lã mineral. Melhor valor R por polegada. Mais caro. Melhor isolamento acústico.
Muitos fabricantes estão fabricando sistemas completos de dutos de fibra rígida, eliminando a necessidade de envolver dutos de metal em novas construções. A maioria das casas mais antigas e muitas das mais novas ainda possuem dutos de metal que requerem isolamento.
Isolamento de barreira radiante
O isolamento de barreira radiante, ou isolamento reflexivo, não tem valor R porque não reduz a condução de calor. Ele reflete o calor, impedindo-o de seguir em frente. A folha de alumínio colada nas janelas voltadas para o sul é uma barreira reflexiva que evita que a luz solar aqueça um ambiente.
As barreiras radiantes são eficazes em climas quentes a quentes. Em climas mais frios, não são rentáveis – podem até ser prejudiciais porque podem reduzir o ganho solar.
Barreiras reflexivas radiantes são materiais altamente refletivos – geralmente folhas de alumínio fixadas em vários substratos. Alguns deles incluem papel kraft, placa de fibra orientada (OSB), papelão, plástico e isolamento rígido, como placa de fibra rígida e isolamento de espuma rígida, como poliisocianurato. O isolamento reflexivo é popular nos seguintes locais:
Paredes exteriores. Freqüentemente instalado sob o revestimento para refletir o calor do sol. Plástico fino coberto com folha de alumínio ou como suporte para placa isolante. Sótãos. A temperatura ideal do sótão é igual à temperatura externa. A instalação de isolamento reflexivo nas vigas ou sobre o isolamento ajudará a evitar algum ganho de calor e pode reduzir os custos de HVAC em até 10% se os dutos passarem pelo sótão. Salas de forno. A folha reflexiva mantém o calor na fornalha e nas salas das caldeiras. Tetos. Os tetos dos galpões e alguns tetos abobadados apresentam isolamento e ventilação deficientes. Adicionar isolamento de barreira radiante torna os ambientes abaixo mais frios. Garagens. A maioria das garagens tem menos isolamento do que as casas. A folha refletiva é uma maneira barata de ajudar a mantê-los frescos.
Painéis Isolados Estruturais
Painéis Isolados Estruturais (SIP) são seções pré-fabricadas que os empreiteiros usam para construir paredes, pisos ou tetos. São placas de isolamento de espuma imprensadas entre placas de fibra orientada (OSB) e enviadas para o canteiro de obras. SIPs são usados para paredes internas e externas, pisos, telhados e tetos.
O Departamento de Energia dos EUA afirma que a construção do SIP pode reduzir os custos de aquecimento e ar condicionado em até 14%. Eles são mais herméticos, com menos lacunas e buracos do que a construção convencional, mais silenciosos e mais eficientes em termos energéticos.
Os materiais isolantes nos SIPs são frequentemente poliestireno ou poliisocianurato. O processo de fabricação é muito importante para produzir um produto duradouro e que não delamina. Os valores R típicos são cerca de R-3 por polegada e as paredes têm 4” ou 8” de espessura.
Formas de paredes de concreto isoladas
As formas de concreto isoladas (ICF) substituem as formas de madeira ou metal usadas para concretar porões de concreto. Esses formulários permanecem como parte da base e fornecem um valor R de R-20. O sistema consiste em placas grossas de espuma interconectadas, unidas por tirantes plásticos.
Durante a construção, são adicionados vergalhões e as formas são preenchidas com concreto. Os ICFs não são usados apenas em porões, mas também em paredes externas. Os painéis externos de espuma são equipados com tiras de plástico para fixar o revestimento ou o fio de estuque.
Como a espuma pode proporcionar fácil acesso a insetos e água, as paredes da ICF devem ser erguidas por um empreiteiro experiente que compreenda os problemas potenciais e saiba como lidar com eles.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook