Pode ser um processo árduo decidir qual lâmpada escolher para o seu equipamento. Desde a década de 1970, a indústria de iluminação tem fabricado continuamente melhorias para lâmpadas, soquetes, drivers e adaptadores, a fim de acompanhar as mudanças tecnológicas. Esta grande variedade de lâmpadas disponíveis à sua disposição pode ser esmagadora.
Você já foi a uma loja de ferragens local e comprou a lâmpada errada? Não se preocupe, esse dilema é bastante comum. Há muitas coisas a considerar antes de comprar uma lâmpada para suas luzes e estamos aqui para informá-lo sobre o que você precisa saber!
Como escolher a melhor lâmpada
Em primeiro lugar, verifique se há alguma etiqueta na lâmpada e no soquete do seu aparelho. Se a escrita não estiver muito desgastada, você poderá encontrar informações valiosas. As etiquetas devem informar a temperatura da cor da lâmpada, o tipo de base, a potência e a voltagem. Se você estiver olhando o soquete do seu aparelho, verá que há informações semelhantes, incluindo o número do modelo. Esses itens são importantes para descobrir o básico, mas e o formato da sua lâmpada? Dê uma olhada em nossa lista de diferentes formatos de lâmpadas e veja se o seu combina!
Formas de lâmpadas
1. Lâmpada de Mercúrio
As lâmpadas de vapor de mercúrio são ideais para projetos paisagísticos residenciais e comerciais. Eles também podem ser usados para holofotes em arenas esportivas ou outras aplicações de iluminação suspensa. Eles emitem uma luz branca quente ou até mesmo uma tonalidade verde que é perfeita para aplicações de iluminação paisagística. Essas lâmpadas estão sendo descontinuadas, pois tendem a ter uma vida útil mais curta do que as versões LED, então compre-as enquanto ainda pode!
2. Lâmpada incandescente
Um filamento é aquecido até brilhar e produzir a luz dessas lâmpadas. Estas estão sendo eliminadas gradualmente para que sejam produzidas lâmpadas com maior eficiência energética, mas elas duram cerca de um ano e não contêm mercúrio. Eles também incluem o benefício adicional de poder ser usado com um interruptor dimmer, para que você possa controlar facilmente o brilho de uma sala.
3. Lâmpada fluorescente compacta
A lâmpada fluorescente compacta é um design mini-tubular que se tornou popular na década de 1980, quando os fabricantes começaram a projetar lâmpadas que seriam mais eficientes em termos energéticos após a crise do petróleo na década de 70. Estas lâmpadas incansáveis são extremamente eficazes porque duram horas e emitem pouco calor. No entanto, isso custa mais do que lâmpadas incandescentes.
4. Lâmpada fluorescente torcida
O estilo distorcido da lâmpada fluorescente foi aperfeiçoado pelos fabricantes chineses uma década depois que as lâmpadas CFL se tornaram populares. Fabricantes de todo o mundo imitaram o design distorcido, uma vez que também exercem menos energia do que as lâmpadas incandescentes e têm uma longa vida útil. Como resultado do menor uso de energia, sua popularidade aumentou tanto para uso residencial quanto comercial na década de 2010.
5. Lâmpada fluorescente de tubo
Os tubos fluorescentes são uma despesa cara e geralmente são usados em edifícios comerciais como escolas, escritórios e supermercados. Demorará um pouco para se recuperar da compra se eles forem encomendados para um grande projeto de instalação. Embora forneçam uma grande quantidade de luz, às vezes pode ser um obstáculo, pois não são reguláveis. A maior desvantagem é a vida útil desses tubos. Sua curta vida útil é a razão pela qual muitas empresas estão adaptando tubos de LED.
6. Lâmpada LED globo
As lâmpadas LED em formato de globo lembram as lâmpadas incandescentes tradicionais. Em vez de usar um filamento interno, o LED alimenta a lâmpada e consome menos energia. O formato do globo é perfeito para luminárias de design moderno. Eles ficam incríveis em condomínios de luxo ou escritórios comerciais com experiência em design.
7. Lâmpada em formato de chama
As lâmpadas em forma de chama são perfeitas para luminárias como lustres ou arandelas. Essas lâmpadas geralmente vêm em uma variedade de temperaturas de cores quentes para criar um ambiente aconchegante. São ideais para espaços residenciais ou hotéis e proporcionam um ambiente acolhedor e convidativo para residentes ou hóspedes.
8. Lâmpada LED A19
As lâmpadas A19 são mais caras do que as lâmpadas domésticas tradicionais, mas dão excelentes resultados! Essas lâmpadas são energeticamente eficientes e ótimas para aplicações internas e externas, dependendo da classificação. As lâmpadas A19 são difíceis de quebrar, reduzindo assim o risco de possíveis incêndios ou problemas elétricos. Eles também vêm em opções reguláveis e não reguláveis, bem como temperaturas de cor branco frio, branco neutro, branco quente e branco quente residencial.
9. Lâmpada LED fluorescente de retrofit
Esses tubos LED são ótimos para substituir seus antigos tubos fluorescentes. Eles fornecem iluminação uniforme, vida útil mais longa e estão disponíveis em opções reguláveis. Essas lâmpadas são para tipos específicos de iluminação de superfície e luminárias suspensas. Haverá um investimento caro, mas reduzirá drasticamente a conta de energia de qualquer armazém ou edifício comercial.
10. Lâmpadas de destaque
As lâmpadas Spotlight são usadas em aplicações de iluminação embutida. Existem lâmpadas que podem ser usadas em ambientes internos e externos para iluminar um espaço ou fornecer iluminação ambiente eficaz em residências, saguões ou escritórios. Você também pode solicitar lâmpadas de holofotes para luzes de paisagem, a fim de realçar árvores e outras características da paisagem. Essas lâmpadas estão disponíveis em várias cores para atender a qualquer necessidade de entretenimento ou iluminação ambiente. Encomendá-los em uma versão regulável pode oferecer várias opções de iluminação.
11. Painel de LED
Os painéis de LED são ótimos para modernizar luzes de degrau, luzes de caminho, luzes de bala e algumas arandelas. Esses painéis também são ótimos para substituir luzes de superfície em edifícios comerciais. Para encontrar o painel de LED certo para o seu projeto, você precisa saber a voltagem e a potência do seu equipamento.
12. Lâmpadas halógenas
Essas lâmpadas consomem menos energia do que as lâmpadas incandescentes, mas são semelhantes porque possuem um filamento que é aquecido até brilhar. Eles não contêm mercúrio e geralmente duram cerca de um ano.
13. Lâmpada de espiga de milho
As lâmpadas de espiga de milho são perfeitas para modernizar seus postes de iluminação tradicionais ou outras luminárias de alta potência. Tente usá-los para ter portas externas bem iluminadas para um celeiro, a entrada de uma loja ou para substituir a iluminação tradicional em uma luminária de parede. Estas são lâmpadas elegantes e com baixo consumo de energia que fornecerão o projeto de modernização mais fácil para o seu equipamento!
14. Alto
Essas lâmpadas geralmente são melhores para substituir a iluminação tradicional em armazéns e superlojas. As lâmpadas LED retrofit atendem a esses espaços porque têm uma alta contagem de lúmenes e podem ajudar a reduzir o uso de energia em edifícios comerciais maiores. Eles também são fáceis de instalar, pois não precisam de reator para alimentá-los.
15. Diodo
As lâmpadas de diodo são ideais para iluminar luminárias de mesa ou luminárias embaixo do gabinete. Sua vida útil varia, mas são fáceis de substituir se você estiver pensando em fazer um retrofit para substituir lâmpadas de xenônio ou diodo halógeno. Eles vêm em algumas temperaturas de cor diferentes, mas geralmente não estão disponíveis em outras cores.
16. Lâmpada fluorescente circular
Essas lâmpadas são únicas com seu formato circular e ainda emitem uma luz branca brilhante pela qual as fluorescentes são conhecidas. Essas lâmpadas são iluminação tradicional usada para luzes de superfície em tetos de escritórios e escolas. Esta lâmpada circular está sendo cada vez mais substituída por painéis circulares de LED.
17. Lâmpada de sódio
As lâmpadas de sódio de alta pressão são algumas das lâmpadas mais tradicionais utilizadas na iluminação exterior. Essas luzes fornecem um tom de temperatura de cor quente e às vezes vermelho para postes de iluminação, iluminação de paisagens e iluminação de estacionamentos.
As lâmpadas de sódio de baixa pressão possuem uma luz branca mais equilibrada. Eles tendem a queimar rapidamente devido ao desgaste e ao uso frequente. Existem lâmpadas LED inovadoras que estão sendo usadas para modernizá-las.
18. Refletor
Os refletores têm um material de aço prateado ou alumínio feito para ajudar a direcionar a luz para uma área designada. Eles são normalmente encontrados em lâmpadas feitas para iluminação paisagística ou iluminação de arenas esportivas. Para decidir quantas luzes você precisará para o seu projeto, consulte um designer de iluminação e um eletricista. Essas luzes têm feixes fortes, então você deve ter cuidado para não iluminar demais uma área do seu projeto!
19. Fita LED
As fitas de LED são algumas das luminárias mais diversificadas que você pode comprar. Eles podem ser usados para iluminação de aplicações internas e externas. Eles também estão disponíveis em uma infinidade de cores e você pode adquirir conectores se precisar estender a iluminação para um projeto grande. Você pode usá-los para fornecer iluminação ambiente para seu estúdio, sala de estar ou garagem.
Como cuidar de suas lâmpadas
Assim como o restante dos eletrodomésticos da sua casa, você vai querer fazer manutenção nas lâmpadas. Se você tiver candelabros ou lâmpadas MR16, verifique se há poeira ou outras partículas que possam estar revestindo a lâmpada. Tirar o pó das lâmpadas periodicamente garantirá que você tenha a máxima qualidade disponível para sua luz.
Se você notar que suas lâmpadas estão piscando ou queimando rapidamente, desinstale-as e verifique novamente as especificações da lâmpada e do acessório para ter certeza de que correspondeu corretamente à voltagem. Isso também pode significar que você tem uma lâmpada com defeito.
Nesse caso, verifique a garantia da sua lâmpada para não gastar mais do que o necessário! Existem também muitas bases de lâmpadas diferentes, adequadas para cada luminária. Se a sua lâmpada estiver solta ou caindo do soquete, você pode ter comprado uma lâmpada com a base errada. Dê uma olhada nos diferentes tipos de base para descobrir qual é a mais adequada para o seu projeto.
Tipos de bases de lâmpadas
20. Miniparafuso E10
As lâmpadas com base E10 têm cerca de 10 mm de diâmetro e são ideais para instalação em lanternas, iluminação de fibra e lanternas. Eles tendem a ter uma vida útil longa, chegando a durar até 1.000 horas!
21. Minicandelabros E11
O candelabro é uma lâmpada orientada para o design. Estes são menores e têm um diâmetro de 12 mm. São ideais para instalação em arandelas e lustres. Você vai querer verificar as classificações dessas lâmpadas para ter certeza de que correspondem à aplicação desejada.
22. E14 Europeu
A lâmpada europeia E14 está disponível em vários designs e rivaliza com a base E26. São ideais para projetos de iluminação residencial e podem ser instalados em luminárias ou outros equipamentos domésticos mais antigos.
23. E17 Intermediário
Essas lâmpadas intermediárias também são comumente conhecidas como lâmpadas C9. Essas lâmpadas são ótimas para usar em luzes de corda! Você pode decorar seu pátio, varanda, ou até mesmo encomendá-los em um arranjo de cores para decorar sua casa ou espaço comercial para as férias. Eles também podem ser usados em luminárias de mesa selecionadas para o seu escritório.
24. E26 Médio
Essas lâmpadas podem ser usadas para substituir as tradicionais lâmpadas halógenas ou incandescentes. Geralmente são vendidos no formato de lâmpada A19 e podem ser usados para diversas aplicações. Experimente essas lâmpadas na luminária do seu ambiente ou instale-as em sua luminária de leitura favorita. Você pode encontrá-los em diversas opções de cores ou temperaturas de cor!
25. E27 Médio
As lâmpadas de base média E27 são um pouco maiores que as de base E26. Eles podem ser usados para as mesmas aplicações do E26, mas não atendem a tantas necessidades de projetos. Você vai querer verificar as etiquetas do seu aparelho e tirar fotos do seu soquete se não tiver certeza de que este é o tamanho que você precisa. Se você levar a lâmpada velha ou uma foto do soquete a uma loja de ferragens local, alguém poderá ajudá-lo a encontrar o que precisa!
26. Magnata E39
Essas lâmpadas geralmente não são usadas para aplicações residenciais devido à sua alta potência. Você vai querer usar uma base E39 para luminárias de rua, iluminação de estacionamentos ou até mesmo wallpacks.
Tamanhos de lâmpadas
27. Série B
O “B” significa “cego” para este tamanho de lâmpada. Essas lâmpadas têm formato arredondado e possuem uma ponta na extremidade, semelhante às lâmpadas de candelabros. Estas lâmpadas decorativas podem ser usadas em lustres ou outras luminárias domésticas.
28. Série C7/F
As lâmpadas de chama também podem ser usadas para projetos de iluminação mais decorativos, como arandelas ou lustres. O detalhe utilizado nessas lâmpadas dão um charme especial ao seu projeto! As lâmpadas C7 costumam ter o formato de velas e proporcionam uma atmosfera de iluminação confortável a qualquer ambiente. Essas lâmpadas geralmente têm uma textura mais lisa e podem ser usadas em projetos de iluminação festiva.
29. Série S
Estas lâmpadas em miniatura têm uma base lisa. Eles são normalmente usados para instalação em placas externas, luzes de veículos e luminárias de cassino.
30. Série MR
Os tamanhos da Série MR são usados principalmente para iluminação de trilhos para projetos de iluminação interna ou iluminação de realce para projetos de iluminação paisagística. Essa variedade os torna disponíveis em diversas opções de preço e potência. Use a lâmpada da série MR para seus projetos residenciais ou comerciais e você terá uma distribuição de feixe bem equilibrada para seu showroom, sala de estar ou salão de banquetes!
31. Halogênio de tungstênio com extremidade dupla
Essas lâmpadas são retas, em formato tubular, que podem ser usadas em diversas luminárias de ventilador de teto. Você também pode usá-los para iluminar luminárias de mesa ou luminárias paisagísticas. As especificações dessas lâmpadas podem ser difíceis de igualar, portanto, pesquise antes de comprar uma para o seu projeto.
32. Série AR
As lâmpadas da Série AR são usadas principalmente para projetos de iluminação paisagística. Eles estão disponíveis em várias opções de distribuição de feixe e opções de temperatura de cor para atender às suas necessidades. Geralmente vêm em baixa tensão, mas por um preço mais alto também podem ser encontrados em 120V. Use essas lâmpadas para luzes embutidas ou holofotes.
Para concluir
As lâmpadas vêm em diversos formatos, tamanhos e temperaturas de cor. Algumas lâmpadas podem durar 50.000 horas, enquanto outras têm uma vida útil mais curta. Ao decidir qual lâmpada usar, certifique-se de saber se deseja atualizar sua luminária para LED ou manter sua opção de iluminação tradicional, como lâmpadas halógenas, incandescentes ou xenônio.
Você precisará saber quais são as especificações da sua luminária para escolher a lâmpada certa para suas necessidades de iluminação.
Como sempre, FAÇA SUA PESQUISA! Você vai querer saber qual faixa de preço está procurando antes de ir à loja de ferragens ou comprar qualquer coisa online.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook