Tudo o que você precisa saber sobre pisos de linóleo: guia completo

Everything You Need To Know About Linoleum Flooring: Complete Guide

Existem opções limitadas de piso disponíveis hoje. Seria difícil para uma pessoa comum nomear uma dúzia de opções de pisos diferentes. Isto é bastante estranho devido ao tempo que passou desde que começamos a colocar os pisos.

Everything You Need To Know About Linoleum Flooring: Complete Guide

Mas é verdade! Não existem muitas boas opções de pisos disponíveis hoje. No entanto, os que estão disponíveis são bons o suficiente para que seja difícil decidir qual piso obter. Provavelmente, o linóleo está na sua lista de clientes potenciais.

O que é linóleo? História do piso de linóleo Como instalar pisos de linóleo Como limpar pisos de linóleo Como você pode saber a diferença entre vinil e linóleo? Os pisos de linóleo são baratos? O linóleo risca facilmente? O linóleo é à prova de fogo? O linóleo pode ficar molhado? O que você coloca sob o linóleo? Como você cobre o linóleo antigo? Que tipo de tinta você pode usar no linóleo? O linóleo pode ser reciclado?

O que é linóleo?

What Is Linoleum?

Linóleo é um tipo de piso com fundo de lona revestido com óleo de linhaça e cortiça em pó. Embora possa parecer sofisticado e complicado, é na verdade uma das opções de piso mais simples disponíveis.

É feito a partir de recursos naturais renováveis, o que o torna uma opção bastante ecológica. A palavra linóleo originou-se de duas palavras latinas. Estas palavras são linum (latim para linho) e oleum (latim para óleo). Agora, isso é interessante!

O linóleo geralmente é feito para se parecer com outro tipo de piso. Pode ser azulejo, madeira ou algo semelhante. No entanto, muitos linóleos têm padrões únicos que parecem estampados com ranhuras para distingui-los.

História do piso de linóleo

History Of Linoleum Sheet Flooring 

O Linoleum já existe há algum tempo, talvez até mais do que você pensa. O linóleo foi inventado por Frederick Walton quando, em 1855, ele percebeu a pele emborrachada do óleo de linhaça solidificado e como ele poderia ser útil.

O início

Ele notou que havia solidificado depois de pingar de uma lata de tinta à base de óleo. Ele pensou que poderia ser o substituto perfeito para a borracha, que na época era encontrada principalmente na Índia. Portanto, encontrar um substituto inglês teria mudado minha vida.

A Patente

Ele iniciou o processo aquecendo o óleo para acelerar o processo de endurecimento e mergulhando panos de algodão no óleo para que, quando endurecesse, eles pudessem controlar o formato. Ele patenteou esse processo em 1860.

Os obstáculos

Mas houve muitos obstáculos ao longo do caminho que impediram que isto começasse, por exemplo, o tecido não resistiu ao teste do tempo. Eventualmente, a cortiça e a serradura tornariam o linóleo mais forte.

O fim

Linoleum foi originalmente chamado de Kampticon, mas logo foi alterado para Linoleum. Em 1864, Walton finalmente fundou a Linoleum Manufacturing Company Ltd. em Londres. A partir daí, todo o Linoleum (embora nem sempre de Walton) acabou nascendo.

Como instalar piso de linóleo

How To Install Linoleum Flooring

O piso de linóleo é um dos pisos mais fáceis de instalar. Pode ser instalado em chapas ou ladrilhos. Os lençóis são mais populares e são encontrados em rolos como carpetes, que podem ser desenrolados e colados ao chão de alguma forma.

Os ladrilhos também são mais caros do que os pisos de chapa, o que é outra razão pela qual o piso de linóleo é tão popular. Falaremos mais sobre preços mais tarde, mas agora é hora de falar sobre como instalar pisos de linóleo.

Etapa 1: preparar a sala

Sempre que você for começar a colocar linóleo, é muito importante que você prepare seu ambiente. Ao contrário de outros pisos que usam produtos químicos agressivos, geralmente você pode deixar as janelas fechadas e não precisa de máscara.

O que você precisa fazer é remover todos os móveis do cômodo e guardá-los em outro lugar. Em seguida, prepare seu contrapiso. Isso pode significar remover o piso antigo, lixá-lo ou qualquer outra coisa que você precise fazer.

Etapa 2: aclimatar o piso

Aclimatar o piso envolve deixar o piso com a temperatura e o nível de umidade corretos. Você precisa fazer isso para que o piso não deforme e o adesivo adira corretamente ao piso que você está colocando.

A temperatura do piso precisa estar entre 60 e 80 graus Fahrenheit. Os níveis de umidade precisam estar entre 35 e 75%. Um barômetro pode ajudá-lo a encontrar a umidade certa com precisão.

Etapa 3: Encontre o centro (se estiver usando blocos)

Encontrar o centro da sala não importa se você está colocando piso laminado ou laminado. Mas é bastante importante se você estiver colocando ladrilhos de qualquer tipo, até mesmo ladrilhos de linóleo, que não são tão populares quanto os pisos de chapa.

Para fazer isso, comece medindo o ambiente. Em seguida, marque o centro. Meça a sala do outro lado e marque esse centro. A partir daí é bastante fácil encontrar o centro exato, pois será onde os dois se sobrepõem.

Etapa 4: Dryfit no piso e corte

O encaixe a seco é importante, independentemente do tipo de linóleo que você está colocando. É mais importante com o ladrilho porque há mais espaço para erros. Mas o piso de linóleo de encaixe seco também pode ajudar muito.

Principalmente, ajuda porque você pode cortar com mais facilidade. Se o linóleo tiver um padrão, você deseja controlar onde o padrão ficará e como ficará quando estiver pronto. Então comece o padrão do centro e corte.

Etapa 5: instalar a base

O underlayment nem sempre é necessário quando se trata de linóleo, mas nunca é demais adicioná-lo. Você pode adicionar uma base de piso de vinil padrão ou obter uma base de linóleo especial que pode ajudar no isolamento.

Também pode ajudar adicionar uma base para aquele pedaço extra de almofada. Os pisos podem ser barulhentos dependendo do tipo de contrapiso que você está usando, mas é bastante útil usar uma base para ajudar a abafar e tornar o ambiente à prova de som.

Etapa 6: aplicar adesivo e curar

Esta etapa não é opcional. Depende do tipo de linóleo que você usa se você precisa usá-lo ou não. Para ladrilhos, existem ladrilhos descascados e colados ou aqueles que usam um adesivo separado para colar no contrapiso.

Para o adesivo separado, você precisará aplicar o adesivo aos poucos e deixar curar. Agora, para descascar e colar, que é popular nos ladrilhos de linóleo, você deve simplesmente começar a colar os ladrilhos neste ponto.

Etapa 7: preparar o piso

Se você já aplicou o adesivo, comece a estender o piso. Para ladrilhos, faça um de cada vez, pois você só deve aplicar adesivos no local onde irá colocar o ladrilho que está se preparando para colar.

Para o piso de chapa, você pode aplicar o adesivo em um lado da sala e, em seguida, estender o linóleo por cima do adesivo. Por fim, aplique adesivo no outro lado da sala e estenda o restante da folha.

Etapa 8: rolar e reinstalar o acabamento

A etapa final envolve enrolar o linóleo com um rolo feito para esse fim. É semelhante a compactar pavimentos ou sujeira. Isso serve para fixar o linóleo ao adesivo e mantê-lo no lugar correto.

Depois de enrolá-lo, você poderá reinstalar qualquer guarnição removida anteriormente. Por fim, coloque os móveis e tudo o mais que você removeu do cômodo de volta. Seu linóleo agora está pronto para ser usado e apreciado.

Como limpar pisos de linóleo

Clean Linoleum Floors

Existem algumas maneiras diferentes de limpar o linóleo. Pisos de linóleo precisam ser limpos regularmente. Varra-os todos os dias e esfregue-os pelo menos algumas vezes por semana. O que você usa para esfregá-los é com você.

Existem muitas opções por aí, mas 90% das pessoas acabarão usando uma dessas quatro opções. Todos estão disponíveis perto de você e funcionam bem à sua maneira. Confira estes quatro métodos fáceis para limpar linóleo.

Como limpar pisos de linóleo com limpador

O limpador de piso de linóleo é provavelmente sua melhor aposta no que diz respeito a manter o piso no mesmo formato em que estava quando você o colocou. No entanto, muitas pessoas querem ficar longe de produtos químicos em suas casas.

Pode haver produtos de limpeza naturais para pisos de linóleo em uma loja perto de você, mas se não houver, saiba que a maioria dos produtos de limpeza para pisos de linóleo não usa produtos químicos muito agressivos. Basta seguir as instruções do frasco para limpar o chão.

Como limpar pisos de linóleo com água sanitária

A água sanitária é um produto químico muito agressivo, portanto, se você usar água sanitária para pisos de linóleo, certifique-se de fazer algumas coisas primeiro. Você deve sempre testar alvejante em um pedaço de linóleo antes de usá-lo no chão.

Como o alvejante é forte, ele pode descolorir ou até mesmo corroer o linóleo, então teste primeiro. Quando você descobrir que é inofensivo, você ainda pode querer diluí-lo com água, apenas por segurança, e depois aplicá-lo normalmente.

Como limpar pisos de linóleo com vinagre

O vinagre é uma alternativa segura ao alvejante. Dito isto, ainda pode manchar ou descolorir o linóleo. No entanto, é muito improvável que corroa o linóleo e raramente precisa ser diluído por razões de segurança. Mas você pode misturar.

O vinagre mistura bem com o bicarbonato de sódio para remover manchas e proteger o linóleo. A mistura exata depende de você. O bicarbonato de sódio pode funcionar como agente esfregante para remover a sujeira, enquanto o vinagre pode limpar o chão.

Como limpar pisos de linóleo com água oxigenada

O peróxido de hidrogênio funciona de forma muito semelhante ao alvejante, mas não é tão forte. É quase tão provável descolorir o linóleo quanto o alvejante, mas é seguro inalar. Alvejante, por outro lado, não deve ser usado a menos que você esteja usando uma máscara.

O problema é que nem todo mundo mantém água oxigenada por perto, enquanto alvejante e vinagre são muito mais comuns em casa. Assim você não precisa gastar nenhum dinheiro extra em produtos de limpeza.

Como você pode saber a diferença entre vinil e linóleo?

How Can You Tell The Difference Between Vinyl And Linoleum

São pisos muito, muito semelhantes, que muitas vezes são confundidos entre si. O laminado é outro tipo de piso que se confunde com os dois, mas não é tão semelhante quanto o vinil e o linóleo, dois pisos populares.

O linóleo e o vinil são semelhantes em muitos aspectos, então a maneira mais fácil de falar sobre as diferenças é separá-los em categorias. Aqui estão as categorias que podemos usar para distinguir a diferença entre vinil e linóleo.

Materiais

O linóleo é um material natural e 99% do linóleo utiliza apenas recursos renováveis. Mas o vinil, por outro lado, não é natural. É feito de PVC e outros plásticos. Mas como esses materiais afetam o produto?

Em pisos de vinil, o padrão é gravado na superfície, mas o piso de linóleo é sólido em toda a superfície. Dito isto, o linóleo geralmente não é tão forte quanto o vinil, por isso é mais provável que seja arranhado.

História

Como já discutimos, o linóleo foi fabricado pela primeira vez na década de 1860 e era bastante popular no início do século XX. Mas foi só na década de 1920 que o vinil foi inventado e começou a ser produzido para o público.

Aconteceu em 1926, quando o PVC foi inventado por Waldo Semon, que tentava criar um novo adesivo. Nos tempos modernos de meados do século, tanto o vinil quanto o linóleo eram muito populares e encontrados na maioria das casas.

Instalação

Pode ser difícil instalar vinil e linóleo se você não tiver experiência em fazê-lo. Mas geralmente se diz que o linóleo é mais difícil de instalar do que o piso vinílico. Mas é realmente uma questão de curva de aprendizado.

O vinil é bastante autoexplicativo de instalar, semelhante ao laminado. Mas o linóleo pode ser complicado. É mais fino que o vinil, tornando-o dobrável facilmente. Isso pode ser um bônus em alguns casos, mas também mais difícil de acertar.

Vida útil

O vinil tem uma gama muito grande no que diz respeito à vida útil. Alguns vinis duram apenas 5 anos, enquanto outros duram mais de 30 anos. Mas o linóleo geralmente dura pelo menos trinta anos, que é o melhor para pisos vinílicos.

A maior parte do linóleo, na verdade, vem com uma garantia informando quanto tempo ele durará ou seu dinheiro de volta. Portanto, isso faz com que o linóleo dure muito mais que o vinil em nove entre dez casos. Mas sempre haverá exceções.

Os pisos de linóleo são baratos?

Are Linoleum Floors Cheap?

Pisos de linóleo podem ser muito baratos. Mas o preço real não é tão importante quanto a comparação com outros pisos. Lembre-se de que todos esses preços referem-se ao preço dos pisos e não apenas ao material.

Por exemplo, o material concreto é muito barato. Mas é preciso muito esforço para instalar pisos de concreto para garantir que sejam seguros e tenham uma boa aparência em ambientes internos, considerando que normalmente é um material para ambientes externos.

Preço do linóleo

Para a surpresa da maioria das pessoas, o linóleo está, na verdade, no topo das opções de pisos semelhantes. Você pode esperar pagar algo entre US $ 3 e US $ 8 por pé quadrado pela maioria dos pisos de linóleo.

Preço do vinil

O vinil é provavelmente o piso mais barato e fácil de instalar. No entanto, a faixa de preço é muito vasta. Alguns vinis custam apenas US$ 1 por metro quadrado, enquanto outros podem custar US$ 15 dependendo da complexidade e da empresa.

Preço da madeira nobre

A madeira dura não é uma escolha barata para piso. A maioria das madeiras duras custa algo entre US$ 8 e US$ 10 por metro quadrado. No entanto, a madeira barata pode custar US$ 5, enquanto a madeira cara pode custar mais de US$ 15 por metro quadrado.

Preço laminado

Se você quer madeira nobre, mas não quer pagar o preço, o laminado é uma ótima alternativa. Custa quase o mesmo que o vinil, chegando a uma média de US$ 3 por metro quadrado, com muitas opções custando menos de US$ 1 e algumas acima de US$ 5.

Preço da telha

O ladrilho pode ter a maior faixa de preço de todas. Alguns ladrilhos custam apenas US$ 1 por metro quadrado, mas ladrilhos especiais podem custar US$ 20 ou mais! Sim, esta é de longe a maior faixa de preço e a mais difícil de estimar o custo mínimo.

Preço do tapete

O carpete está provavelmente em declínio constante na popularidade dos pisos. Isto é principalmente por razões de saúde e limpeza. O carpete é difícil de manter realmente limpo. Você pode obtê-lo por uma média de US $ 4 por metro quadrado.

Preço do concreto

O preço do piso de concreto é mais difícil de determinar porque requer muitas etapas para ser concluído. O concreto interno é mais caro porque precisa ser seguro andar descalço. Espere pagar cerca de US $ 5 por pé quadrado.

O linóleo risca facilmente?

Does Linoleum Scratch Easily?

Esta é uma pergunta comum e a resposta simples é que, sim, em comparação com alguns outros pisos, o linóleo risca facilmente. Mas se você colocá-lo em áreas de baixo tráfego, há uma pequena chance de que ele arranhe.

Mas essa não é a única coisa que você pode fazer para proteger o linóleo ou evitar arranhões. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a manter o seu linóleo com a melhor aparência, independentemente da situação em sua casa.

Como proteger o linóleo

Existem algumas maneiras diferentes de proteger o linóleo. A primeira maneira é mantê-lo apenas em áreas de baixo tráfego. A segunda coisa que você pode fazer é adicionar um selante ao linóleo. Finalmente, você deve evitar conscientemente mover coisas sobre ele.

Esta é outra razão pela qual o linóleo não é popular em salas de estar, exceto em trailers. Porque se você tiver um banquinho ou pufe, ou mesmo uma cadeira de acento, ele pode arranhar quando for movido.

Como tirar arranhões do linóleo

Reparar linóleo não é exatamente fácil. Mas isto pode ser feito. A maneira mais simples é aquecer o arranhão com um secador de cabelo para amolecê-lo. Em seguida, alise e sele o arranhão com supercola ou massa epóxi.

Os enchimentos epóxi funcionam bem e vêm em frascos maiores. Depois de aplicar o enchimento ou cola, é necessário alisá-lo e, depois de seco, é muito importante lixar levemente a área para garantir que fique tão lisa quanto o resto do piso.

O linóleo mancha?

O linóleo pode manchar. Mas se você cuidar da mancha o mais rápido possível com água sanitária ou vinagre, ela pode durar décadas, pois normalmente é apenas a superfície que mancha, facilitando a remoção da mancha sem problemas.

Use os métodos listados acima para remover as manchas. É uma boa ideia diluir produtos químicos fortes e usar luvas ao usá-los. Um pano macio pode fazer maravilhas para as manchas, o que funciona melhor do que esfregar na maioria das vezes.

O linóleo é à prova de fogo

Is Linoleum Fireproof? 

Esta é uma pergunta que não é feita com frequência suficiente. Mas a verdade é que muito poucos materiais terrestres são à prova de fogo. Resistente ao fogo, sim, mas não à prova de fogo. O próprio linóleo é de fato resistente ao fogo e é improvável que queime.

É por isso que é popular nas cozinhas. Ou pelo menos uma das razões pelas quais é popular nas cozinhas. Se você colocar uma panela quente sobre o linóleo, é muito improvável que ela queime. Embora possa haver marcas pretas que precisam ser removidas.

O linóleo pode ficar molhado?

Can Linoleum Get Wet?

O linóleo pode ficar molhado? Bem, qualquer piso pode ficar molhado e a maioria dos pisos fica molhada, mas o ambiente em que você o coloca realmente afeta a quantidade de água que cai no chão. O próprio linóleo pode ficar molhado, mas isso não significa que seja à prova d'água.

O problema surge quando a água passa por baixo do linóleo. Caso contrário, é ótimo porque a água não danificará o linóleo em si, mas pode danificar o contrapiso se o linóleo estiver bem aderido e vedado nas bordas.

O linóleo é bom para banheiros?

O linóleo é uma boa escolha para banheiros, desde que você não deixe a água acumular nas bordas por longos períodos. O linóleo é resistente à água, mas você deve tomar cuidado com manchas escorregadias.

No que diz respeito à aparência, o linóleo vem em muitos estilos diferentes, frequentemente encontrados em banheiros. Como opções de piso de cerâmica que podem fazer parecer que você tem azulejos caros em seu banheiro, mesmo que não tenha.

O linóleo é bom para cozinhas?

O linóleo é melhor para cozinhas do que para banheiros porque é improvável que você molhe o linóleo o suficiente para escorregar. Mas você ainda deve ter cuidado com isso, como se tivesse azulejos brilhantes em sua cozinha.

Pode ser muito escorregadio e se você não tomar cuidado, alguém pode se machucar. Coloque sempre um tapete antiderrapante na frente da pia e a partir daí você não deverá ter muitos problemas, desde que lave a louça com cuidado.

O que você coloca sob o linóleo?

What Do You Put Under Linoleum?

Você provavelmente está confuso sobre se o linóleo precisa ou não de uma base. Uma base de compensado é ótima para linóleo, mas, na realidade, uma base resistente padrão serve.

A madeira compensada funciona bem porque é fácil de colocar sobre o contrapiso e é fácil de aplicar o adesivo, caso você opte por aplicá-lo antes de colocar o linóleo. Portanto, se você está tendo dificuldades com escolhas, escolha madeira compensada.

Como você cobre o linóleo antigo?

Se você tem linóleo, então você está naquele ponto em que está tentando descobrir se deve rasgá-lo, cobri-lo ou mantê-lo. Todas essas são boas opções porque o linóleo é um piso seguro, mas não há nada de errado em cobri-lo.

Como cobrir linóleo com azulejo

Você pode cobrir o linóleo com ladrilho, mas como os ladrilhos são montados, é melhor remover o linóleo antes de aplicar o ladrilho. Remover o linóleo é bastante fácil, basta descascá-lo e enrolá-lo, usando produtos químicos para remover qualquer adesivo teimoso.

Depois você pode colocar os ladrilhos sobre o contrapiso normalmente. O ladrilho pode ser colocado sobre o linóleo, mas há uma chance melhor de os ladrilhos aparecerem conforme o linóleo se move sob eles, então evite fazer isso e, em vez disso, levante o linóleo.

Como Cobrir Linóleo Com Laminado

Cobrir o linóleo com laminado funciona muito bem. Para isso, você pode simplesmente colocar o laminado por cima do linóleo. Novamente, é melhor ir em frente e remover o linóleo primeiro, mas não vai doer nada tentar deixá-lo.

Porque com os ladrilhos, os ladrilhos podem rachar e as linhas de argamassa desmoronarão. Mas com o laminado, o pior que pode acontecer é as pranchas laminadas se afastarem umas das outras. Portanto, é seguro seguir em frente e tentar desta forma.

Como cobrir linóleo com madeira nobre

Cobrir o linóleo com madeira também não é difícil. Como a madeira dura geralmente é pregada, é fácil de usar sobre o linóleo. Mais uma vez, é mais fácil de instalar se o linóleo for removido, mas de qualquer maneira não deverá haver problema.

Você pode pregar no linóleo com muito mais facilidade do que pregar na madeira, então isso pode ser feito com bastante facilidade, não importa como você faça. A madeira dura não é fácil de instalar, mas o linóleo não retarda a instalação.

Como cobrir linóleo com carpete

Você pode colocar carpete sobre linóleo sem problemas, desde que o linóleo seja plano e seguro. Caso contrário, pode ser um grande problema quando as camadas separadas não funcionam bem juntas e mudam.

Você precisa usar tiras adesivas nas bordas da sala e colar o carpete sobre o linóleo. Isso pode ajudar a manter os dois seguros e funcionar como um só piso, em vez de dois pisos não coesos empilhados.

Que tipo de tinta você pode usar no linóleo?

How to paint the linoleum floorProjeto da casa do favo de mel

Se você está se perguntando: “o linóleo pode ser pintado?” Então a resposta é “mais ou menos”. Embora possa ser pintado, você não pode simplesmente usar qualquer tinta para pintar linóleo. Se você usar tinta padrão, ela não grudará e ficará estragada.

Para pintar linóleo, você precisa seguir passos específicos para que fique bem e não arranhe da maneira certa. Siga este breve tutorial para descobrir como você pode pintar linóleo e que tipo de tinta usar no linóleo.

Etapa 1: limpe o chão

Este é provavelmente um passo óbvio, mas é importante o suficiente para ser mencionado de qualquer maneira. Você precisa limpar a sala e tirar tudo. Em seguida, varra bem o chão, esfregue-o e deixe-o secar completamente.

Nota: esta é uma regra geral. Sempre limpe tudo o que você vai começar a trabalhar. Se você estiver trabalhando em paredes, limpe-as. Se você estiver trabalhando em móveis, limpe-os. Use isso como uma regra prática.

Passo 2: Areia Linóleo

Sim, isso pode parecer inédito, mas você precisa lixar o chão se quiser que a tinta grude. Você pode lixá-los manualmente, mas isso não é o ideal. Em vez disso, tente alugar uma lixadeira orbital na loja de ferragens local.

Cerca de 120 grãos é uma boa opção. Comece em um canto e vá para fora e depois ziguezagueie para não perder o lugar. Isso será dez vezes mais rápido com uma lixadeira elétrica do que manualmente.

Etapa 3: Deglossação

Após o lixamento, é necessário varrer e esfregar novamente, desta vez, usando apenas água para esfregar. Deixe secar e depois pegue o seu deglosser que vai ajudar a facilitar a aderência do linóleo, livrando-se do que dificulta a pintura.

Antes de começar a desglossar, vá em frente e prenda ao redor do perímetro da sala e qualquer coisa que você não queira que fique bagunçada ou manchada. Em seguida, aplique o deglosser sobre a sala conforme indicado na lata ou garrafa.

Etapa 4: pintar

Agora, existem alguns tipos diferentes de tintas que você pode usar, mas a tinta esmalte é uma opção segura para o linóleo. É forte, durável e funciona bem em superfícies difíceis de pintar. Portanto, use tinta esmalte se não tiver certeza de qual escolher.

Depois, você pode selá-lo com um bom selante de piso, a menos que queira fazer estênceis. Os estênceis são super divertidos e podem fazer o chão parecer um azulejo de verdade! Mas fique à vontade para simplesmente pintar uma cor sólida e selar o chão agora.

O linóleo pode ser reciclado?

Ao contrário dos pisos não naturais como o vinil, o linóleo geralmente é totalmente natural, o que significa que pode ser facilmente reciclado. Na verdade, pode ser compostado ou enviado para a maioria dos lixões devido ao fato de que se deteriorará de volta à terra.

Mas se você tem um jardim, pode compostá-lo e economizar algum dinheiro! Alternativamente, pode haver uma instalação de reciclagem perto de você que lide especificamente com produtos arquitetônicos, e o linóleo seria incluído.

Na verdade, estes locais ficariam absolutamente encantados em receber algo que seja bom para o planeta, em vez dos plásticos e coisas que estão habituados a receber. Então faça um favor a eles e leve seu linóleo!

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook