Você pode manchar madeira compensada? Como fazer acabamento em madeira compensada de várias maneiras

Can You Stain Plywood? How to Finish Plywood in a Variety of Ways

A coloração do compensado, assim como a utilização de outros acabamentos, é uma forma fantástica de realçar a beleza natural do material. Esteja você concluindo um projeto como armários, móveis ou objetos decorativos, tintas e outros acabamentos como tintas e vernizes completam o projeto. No entanto, tingir o compensado não é o mesmo que pintar outros tipos de madeira. A natureza única do material significa que requer considerações especiais. Conhecer as etapas envolvidas no acabamento do compensado irá capacitá-lo a transformar este prático material de construção de algo utilitário em algo incrível.

Can You Stain Plywood? How to Finish Plywood in a Variety of Ways

Você pode manchar madeira compensada?

A resposta curta é “sim”, você pode tingir madeira compensada. É importante observar que a coloração do compensado, que é um material de construção composto, requer um processo e preparação diferentes das superfícies de madeira maciça. Isso se deve à presença de camadas de folheado de madeira e à forma como absorvem as manchas.

Características do compensado a serem consideradas antes da coloração

A maioria dos tipos de manchas são semiopacas a transparentes. Portanto, a qualidade do compensado é de vital importância, pois fica visível através da mancha. Certas considerações são úteis ao escolher o tipo de compensado melhor para a pintura.

Qualidade do folheado – Contraplacado de alta qualidade com folheados bem combinados funciona melhor para coloração. Você deve considerar a qualidade do folheado considerando os aspectos visuais do compensado. Escolha as faces do folheado levando em consideração a suavidade, uniformidade, padrão de granulação e se está livre de manchas visuais, como nós e lascas. Espécies de folheado – Os fabricantes criam folheados de madeira compensada a partir de uma variedade de espécies de madeira, incluindo carvalho, abeto, bétula, bordo e pinho. Esses diferentes tipos de madeira variam de acordo com a granulação, cor e textura da madeira, e cada um aceita manchas de maneiras únicas. Esta é uma consideração vital ao considerar a aparência resultante do seu compensado manchado. Espessura do folheado – A espessura do folheado usado no compensado pode afetar a forma como ele aceita manchas. Folheados finos absorvem as manchas de maneira mais desigual e causam uma aparência manchada. Você pode aplicar um condicionador de madeira em folheados finos para ajudar a uniformizar a absorção. Grau do folheado – Os fabricantes fabricam compensados em diferentes graus, como A, B, C e D. Isso indica a qualidade e a aparência dos folheados de madeira. Os compensados de qualidade superior apresentam maior integridade estrutural, resistência e aparência estética. Em geral, folheados de alta qualidade têm uma superfície melhor para coloração. Compatibilidade de manchas – Nem todas as tintas são adequadas para tingir madeira compensada, então você deve considerar o tipo de tinta que funciona bem em madeira compensada. As tintas à base de água são mais tolerantes e funcionam bem com a maioria dos tipos de compensado. As manchas à base de óleo requerem mais preparação da superfície e maior experiência na aplicação.

Melhores compensados para coloração

A escolha das diferentes lâminas de compensado depende da sua preferência pessoal quanto ao resultado desejado. Aqui estão alguns tipos populares de madeira compensada que funcionam bem para tingir.

Carvalho

Os folheados de carvalho são populares devido ao seu padrão de grão distinto e às suas excelentes qualidades de acabamento. Com a mancha, você pode produzir tons ricos e realçar um lindo contraste entre linhas de grãos claras e escuras.

bétula

O compensado de bétula é apreciado pelos artesãos por sua textura lisa e uniforme. Esta textura permite obter um acabamento de mancha consistente. A bétula tem uma cor clara, o que lhe permite produzir uma gama de acabamentos do escuro ao claro dependendo da cor da mancha.

Bordo

Os folheados de bordo têm um padrão de grão sutil que oferece uma gama de opções estéticas, do moderno ao contemporâneo. O Maple possui uma estrutura de grãos compactos, o que lhe confere um acabamento liso. Os folheados de bordo aceitam bem as manchas e produzem uma cor uniforme.

Mogno

A madeira de mogno é apreciada por sua rica cor marrom-avermelhada e padrão de grãos distinto. Colorir o compensado de mogno é uma forma ideal de realçar sua beleza e textura, pois realça sua cor única.

Noz

O compensado de nogueira tem uma cor marrom chocolate escura e um padrão de grão distinto. A coloração do compensado de nogueira realça a cor rica e os veios intrincados da madeira.

Passos para manchar madeira compensada

A coloração do compensado requer trabalho de preparação, bem como as etapas do processo de coloração. Não economize em nenhuma das áreas. A preparação e o processamento cuidadosos ao longo das etapas são vitais devido à transparência do acabamento da mancha e à forma como realça as qualidades naturais do compensado.

Prepare a madeira compensada

Comece o processo garantindo que a superfície do compensado esteja lisa e transparente e livre de poeira, sujeira e imperfeições. Use uma lixa de grão fino para lixar levemente a superfície e criar uma superfície uniforme na qual a mancha possa aderir bem. Use um pano anti-aderente para limpar a superfície de qualquer grão residual do processo de lixamento.

Escolha a mancha certa

Pense no resultado desejado do seu projeto de compensado em termos de cor e espécie de folheado de compensado. Certos folheados, como o carvalho, mancham bem e produzem uma cor rica mesmo com uma demão. Outros tipos de folheados, como bétula ou bordo, requerem camadas extras para garantir uma cor profunda.

De acordo com essas especificações, escolha um tipo de mancha apropriado, seja água ou óleo. As manchas de água são mais tolerantes para todos os tipos de folheado e são mais fáceis de usar. As manchas de óleo tendem a produzir uma cor mais rica, mas demoram mais para secar, são mais difíceis de aplicar e têm um odor forte devido ao seu alto teor de VOC.

Aplique a mancha

Leia todas as instruções do fabricante sobre como aplicar a tinta escolhida. Antes de pintar toda a superfície do compensado, é melhor tentar pintar em um pequeno canto ou pedaço espacial do compensado. Observe como a mancha é absorvida e quantas demãos você precisa para obter a tonalidade desejada.

Depois de entender esses detalhes, você pode começar a aplicar a mancha com pincel, pano ou esponja, de acordo com as orientações do fabricante. Aplique a tinta na direção da fibra da madeira para minimizar riscos e irregularidades.

Permitir tempo de absorção

O compensado apresenta variações de densidade em suas camadas, levando a tempos de absorção desiguais. Deixe a mancha penetrar e secar de acordo com as instruções do fabricante. Depois que a mancha for absorvida, você saberá se precisa aplicar mais demãos para obter a cor desejada.

Limpe o excesso de mancha

Às vezes, toda a mancha não é absorvida pelo compensado. Depois é necessário limpar manualmente o excesso de mancha. Isso ajuda a evitar que a mancha seque de maneira irregular ou manchada.

Aplique um acabamento protetor

Depois de aplicar todas as camadas necessárias para obter o acabamento de cor desejado, deixe a tinta secar completamente. Depois de seco, você pode aplicar um acabamento protetor no compensado manchado, como poliuretano, laca ou verniz. Isso aumenta a durabilidade e a beleza da madeira, bem como aumenta sua resistência a arranhões, umidade e danos UV.

Outras opções de acabamento para compensado

Além da tinta, existem diversas outras opções de acabamento para o compensado que podem realçar a beleza e durabilidade do material.

Pintura – Os acabamentos de pintura são uma forma de alterar a cor e a aparência do compensado. Com a tinta, há uma ampla gama de opções de cores e brilho, como fosco, semibrilhante e brilhante. Você também pode usar acabamentos de pintura para criar estilos exclusivos, como estênceis e acabamentos artificiais. Acabamento Transparente – Acabamentos transparentes como laca, poliuretano e goma-laca fornecem uma camada protetora e também realçam a cor natural e a granulação do compensado. Acabamento a óleo – Acabamentos a óleo como óleo de tungue e linhaça penetram na madeira e realçam a beleza natural das lâminas de compensado. Esses acabamentos requerem reaplicações periódicas para preservar a camada protetora.

Dicas para aplicar tinta em compensado

As etapas de aplicação de tinta em compensado são semelhantes às que envolvem manchas. O preparo não é tão intenso para a tinta quanto para o mancha porque a tinta cobre mais imperfeições superficiais, mas quanto mais lisa for a superfície inicial, melhor ficará a superfície pintada. Aqui estão algumas dicas específicas para aplicar tinta em compensado.

Aplique um primer

Uma camada de primer ajuda a aumentar a adesão, cobrir imperfeições e criar uma superfície mais uniforme para a tinta. Escolha um primer compatível com o tipo de tinta que você utiliza, seja à base de óleo ou água.

Escolha a tinta certa

Selecione o tipo certo de tinta para obter o acabamento desejado. As tintas à base de água são fáceis de aplicar e secam mais rapidamente. Embora o acabamento seja durável para tintas à base de água, não é tão durável quanto a tinta à base de óleo. A tinta à base de óleo é mais difícil de aplicar e tem odores fortes. Ele cria um acabamento durável.

Aplicando a tinta

Aplicar a tinta de acordo com as instruções do fabricante com pincel ou rolo. Cubra o compensado com várias camadas finas em vez de camadas grossas. Tal como acontece com as manchas, pinte sempre na direção da fibra da madeira.

Permitir tempo adequado de secagem e cura

Deixe cada camada secar entre as repinturas. Evite submeter o compensado que não tenha curado ao uso e contato intensos. Isso danificará a superfície pintada.

Dicas para aplicar acabamentos transparentes e óleos em compensados

Acabamentos transparentes, como vernizes e óleos, fornecem uma camada protetora, mas não alteram a cor distintamente. As etapas de aplicação desses acabamentos são semelhantes às de mancha e tinta, mas algumas dicas específicas são úteis se você quiser explorar esta opção.

Escolha o acabamento certo

Cada opção de acabamento, como poliuretano, goma-laca, verniz e óleo, possui diferentes opções de brilho e qualidades de proteção. Polys, goma-laca e vernizes vêm em opções foscas, semibrilhantes e de alto brilho. Acabamentos a óleo como óleo de tungue e linhaça penetram na superfície da madeira e são acabamentos mais naturais. A cera é outra opção de acabamento transparente para compensados, embora não seja tão protetora ou duradoura quanto vernizes e óleos.

Reaplicação Periódica

Polys, goma-lacas e vernizes são altamente protetores e duradouros. Eles não precisarão ser reaplicados. O óleo de tungue, o óleo de linhaça e a cera precisam ser reaplicados para manter seu acabamento protetor.

Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook