Escondido no centro histórico de Palma de Maiorca está San Gaieta, um palácio do século XVI que foi transformado numa residência moderna, colorida e confortável. A arquiteta e designer de interiores italiana Teresa Sapey concebeu e executou o projeto do imóvel, tornando-o uma casa totalmente customizada.
O edifício — San Gaieta — tem uma história fascinante, tendo sido construído por um pirata de Génova. A certa altura, parte foi destruída por um incêndio num incêndio criminoso, com o objetivo de assustar seu dono, um corsário italiano, que foi insultado na cidade. Ao longo dos anos, uma série de reformas mudaram o interior antes de Sapey comprá-lo em 2016.
Cores vivas e móveis modernos criam um espaço vibrante e feliz.
Características tradicionais mouriscas caracterizam o exterior do antigo edifício.
Localizado em «la milla de oro» (a Golden Mile), uma zona comercial de luxo, o bairro de Lonja é uma zona muito procurada. Na recriação da residência, Sapey decidiu utilizar tanto a ala tradicionalmente reservada à nobreza como a secção destinada aos empregados. O edifício apresenta uma variedade de elementos arquitetônicos reais históricos, incluindo janelas distintas e tetos de 5 metros de altura, e ampliou o espaço, mantendo os aspectos dos elementos tradicionais do edifício.
Lindas grades de ferro forjado percorrem toda a extensão da escada.
A entrada é uma transição para a casa e também entre estilos.
O sol entra pelas janelas do pátio até a entrada, o que é mais do que apenas uma transição do exterior para os espaços de convivência. Funde o exterior histórico com o design moderno do interior, combinando com maestria mobiliário e decoração de várias épocas. Os acessórios tradicionais à esquerda do foyer são justapostos com floreiras modernas e geométricas em um vívido verde-amarelado. A luminária pendente tem um design moderno, mas ainda evoca a sensação de uma luminária vintage.
Os pingentes em forma de bloco ainda têm um toque étnico.
Plantadores em formato de cabeça são usados em toda a casa em diferentes tamanhos e cores.
As paredes de destaque foram repintadas com cores fortes e brilhantes na moderna área de estar. Este é um contraste ousado para uma estrutura que tem origem no século XVI, mas Sapey queria que o projeto refletisse sua alma criativa e espírito artístico. Ao fazer isso, ela transformou a homenagem a Maiorca. Versões vivas das cores encontradas na ilha e na região do Mediterrâneo figuram com destaque na casa: amarelo ácido que lembra limões e o sol quente do Mediterrâneo; o azul do mar e do céu, assim como o verde da natureza.
Em toda a casa, Sapey incluiu itens de decoração que ela e sua equipe projetaram e produziram. A equipe também criou os murais da casa.
Esta extremidade da sala é mais suave, com paredes brancas.
A sala usa o verde-amarelado e começa a atrair também os tons azuis brilhantes. Por um lado, a sensação é um pouco mais suave graças à paleta neutra subjacente. Os móveis brancos e a decoração suave contrastam fortemente com a outra extremidade da sala, ancorada por uma parede colorida.
Tons mediterrâneos ousados acrescentam vida ao ambiente.
As luminárias modernas são como obras de arte.
O mobiliário moderno combina bem com as cores fortes usadas na parede.
Ostentando uma variedade de tons de água e azul, tem um toque completamente diferente. Os móveis desta ponta são bem mais modernos e diferenciados e o branco serve apenas para realçar ainda mais os azuis utilizados na parede.
A janela mourisca enquadra o quadro moderno à sua frente.
O contraste do design moderno com a janela mourisca é especialmente intrigante. Minimalista e branca, a mesa é um local perfeito para expor as esculturas modernas, emolduradas pelo formato mais ornamentado da janela. Você pode ter pensado que isso iria entrar em conflito, mas a combinação artística é nova e coesa.
A sala de jantar dá para a entrada.
Logo na entrada, perto da sala de estar, fica a sala de jantar formal. Por se tratar de um espaço interior, é definido por três paredes sem janelas. A principal fonte de luz natural são as janelas que revestem a entrada do outro lado da coluna única. Poderia ser um espaço muito escuro, mas Sapey adicionou uma parede espelhada na parte de trás, bem em frente às janelas. Isto não só reflecte mais luz, como também confere ao espaço confinado uma sensação muito menos restritiva e abre a área.
Um tapete tradicional é uma tela única para as peças modernas do ambiente.
A mobília da sala de jantar novamente traz um elemento moderno ao espaço. Uma grande mesa de azulejos com pernas em gancho é combinada com um banco semelhante e uma fileira de cadeiras de jantar mais tradicionais na parte de trás da mesa. As peças contemporâneas ficam sobre um tapete conservador e uma pintura tradicional de natureza morta está pendurada na parede. A mistura cria um ambiente inteligente e moderno para entretenimento.
Muitas das mesas têm pernas em gancho.
Misturar banco com cadeiras tradicionais está na moda.
A área de estar da cozinha também mistura peças modernas com tradicionais.
O design da copa também mescla peças tradicionais com traços modernos. Paredes brancas e acabamentos emolduram a sala, acentuadas pelo redemoinho de escadas no canto. Uma luminária moderna está posicionada acima de uma mesa combinada com cadeiras de jantar de madeira muito tradicionais. Um imponente armário de madeira é o ponto focal no final da cozinha. No topo estão três plantadores geométricos que são versões menores das peças verde-amareladas encontradas na entrada. O espaço familiar é fácil de cuidar e organizado.
O tecido caprichoso nas cadeiras adiciona um toque leve ao espaço de jantar da cozinha.
Pontuado por verdes brilhantes, o quarto principal apresenta um mural original que também serve como divisória. A sensação natural das folhas e galhos complementam as cores e o fundo branco. Longos painéis de linho que se acumulam no chão aumentam visualmente o espaço e emolduram as grandes janelas. É um espaço natural e relaxante, realçado por peças modernas como a mesa ocasional e a poltrona transparente.
O mural é uma forma criativa e artística de dividir o ambiente.
Móveis modernos em contraste com o formato das janelas são um grande contraste de design.
O banheiro é relaxante e minimalista.
Os ladrilhos em bege acinzentado neutro são ideais para o design minimalista. Luminárias modernas e estantes abertas mantêm o espaço iluminado e aberto, embora a luz natural seja mínima, já que a janela fica perto da área do chuveiro. O teto mais alto também ajuda a manter o espaço confinado.
Outro banheiro tem uma paleta marrom mais escura.
Da mesma forma, um segundo banheiro tem base de azulejos marrons e estilo contemporâneo com um longo espelho horizontal acima da penteadeira. Os detalhes em verde mar animam a área e os práticos cestos proporcionam espaço de armazenamento nas prateleiras abertas.
Os detalhes em azul tornam este quarto vibrante sem ser exagerado.
Um segundo quarto é iluminado com vários tons de azul. A cabeceira branca é uma obra de arte com relevo 3D de flores geométricas estilizadas e combina com uma colcha de cama que tem um toque muito natural e orgânico. Listrado de Ikat nas almofadas e um tecido semelhante no travesseiro em forma de bola são detalhes adequados. O maior toque moderno da sala vem do banco azul, que apresenta laterais onduladas e pernas atarracadas e cônicas.
Listras de vários tipos permeiam todos os tecidos.
O banco azul brilhante é o ponto focal da sala.
Arrumar a cama como se fosse um sofá-cama é uma boa ideia para um quarto de hóspedes.
O quarto de hóspedes também é feito em tons de azul com a cama arrumada quase como se fosse um sofá-cama. Pernas em gancho, semelhantes às da sala de jantar, sustentam a mesa de formato orgânico. A peça moderna é combinada com uma poltrona decididamente tradicional em madeira escura tradicional. O acessório vaso em formato de cabeça que fica sobre a mesa é uma peça de destaque consistente em toda a residência.
O corredor tem uma vibração tradicional.
Uma cadeira semelhante fica no corredor, cujo estilo é mais conservador do que a decoração dos cômodos individuais da casa. A arte tradicional enfeita as paredes, mais alinhada com o exterior tradicional.
A almofada incomum fornece o toque rosa dominante neste quarto.
Um terceiro quarto é quase todo branco, exceto pelos toques de cor que vêm da incomum almofada rosa e do verde da obra de arte na parede. As mesinhas de cabeceira ecoam o estilo das mesas de outras partes da casa e a cadeira Ghost na mesa adiciona um recurso de design icônico. Uma luminária moderna ocupa o quarto acima da cabeceira da cama e as luminárias da mesa de cabeceira têm o mesmo formato dos pendentes da entrada.
Uma cadeira chinelo multicolorida adiciona mais força ao ambiente quando você entra.
A varanda é um espaço íntimo para dois.
A frente do prédio possui uma pequena varanda com grade de ferro forjado e um guarda-sol arejado que proporciona privacidade. No interior, ladeada pelas jardineiras da saliência, a varanda é montada com mesa de café e cadeiras. É o refúgio perfeito para desfrutar de uma xícara de café e de uma conversa íntima. Ou abra a cortina e aproveite o sol.
O exterior do antigo edifício esconde o deleite moderno no interior.
Se você gosta da nossa página compartilhe com seus amigos & Facebook